Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Abusos a indígena no interior aconteciam mesmo com ela de resguardo, diz depoimento colhido por Defensoria Pública do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Polícia > Abusos a indígena no interior aconteciam mesmo com ela de resguardo, diz depoimento colhido por Defensoria Pública do Amazonas
Polícia

Abusos a indígena no interior aconteciam mesmo com ela de resguardo, diz depoimento colhido por Defensoria Pública do Amazonas

Hector Muniz
Atualizado em 2025/07/23 at 6:40 PM
Hector Muniz 3 meses atrás
Compartilhe
Imagem de pessoas em um ambiente interno, com uma mulher denunciando estupro coletivo.
Denúncia de estupro coletivo: Mulher indígena relata violência ao MPAM.
Compartilhe

Após a repercussão de um caso de estupro coletivo contra uma indígena no interior do Amazonas nesta quarta-feira (23), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas afirmou também na mesma data que acompanha, desde agosto de 2023, o caso desta vítima da etnia Kokama que denunciou ter sido vítima de estupros coletivos enquanto esteve presa na Delegacia de Polícia de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. A mulher, identificada pelas iniciais L.M.S., foi custodiada no local por cerca de nove meses. Durante esse período, segundo o relato, ela sofreu abusos sexuais praticados por quatro policiais civis e um guarda municipal.

O caso chegou à Defensoria Pública em 28 de agosto de 2023, um dia após a transferência da reeducanda para a Unidade Prisional Feminina de Manaus. De acordo com o órgão, o atendimento emergencial foi antecipado após relatos de outras internas sobre o estado emocional da vítima, que apresentava sinais de trauma e debilidade. Desde então, foram realizados 65 atendimentos jurídicos, médicos e psicológicos à indígena.

Durante escuta realizada na unidade, com apoio de psicólogos, a vítima afirmou que os abusos ocorreram até mesmo durante o resguardo pós-parto, muitas vezes na presença do filho recém-nascido. Um exame de corpo de delito foi realizado no mesmo dia da denúncia e apontou indícios de conjunção carnal e sinais de violência.

Além do atendimento multidisciplinar, a Defensoria adotou medidas como escuta qualificada, pedido de cumprimento de pena em regime domiciliar e acionamento da Vara de Execuções Penais com base em tratados internacionais. O caso também é investigado pelo Ministério Público do Amazonas e está sob responsabilidade da procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque.

A mulher, que move uma ação contra o Estado do Amazonas pedindo indenização de R$ 500 mil, teme represálias, já que parte da sua família ainda reside no município onde ocorreram os abuso

Leia também

Polícia busca menina de 11 anos desaparecida no bairro Nova Cidade

Cartilha do TJAM orienta sobre golpes do Falso Advogado

Homem é preso após ser flagrado pela esposa estuprando o próprio filho de 3 anos em Manaus

Professor é preso no Amazonas suspeito de estuprar mais de 10 alunas

Mulher é encontrada morta com sinais de agressão em Manaus

Termos destaque
Hector Muniz 23/07/2025 23/07/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Hector Muniz
Hector Muniz é jornalista especializado na cobertura de notícias de política. Profissional com passagens pelo Jornal Amazonas Em Tempo, site Toda Hora e Amazon Sat.
Artigo anterior Entrega de máquinas no setor primário de Autazes, Amazonas. Setor primário de Autazes recebe mais de R$ 408,9 mil em crédito rural
Próximo Artigo Grande quantidade de motos estacionadas em pátio, diversas cores e modelos. Aberta visitação para o leilão do Detran-AM, com mais de 300 veículos em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.