Dois homens, de 37 e 43 anos, foram presos em flagrante na quarta-feira (18/06) por operarem um verdadeiro “laboratório” de desmanche de celulares roubados e furtados, em plena área central da capital amazonense. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), vinculado à Polícia Civil do Amazonas.
Segundo informações do delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC, a equipe chegou até o local após receber várias denúncias anônimas. Os relatos apontavam a existência de uma banca localizada na rua Doutor Moreira, no Centro, onde funcionaria uma central de desmontagem de aparelhos celulares, com atuação constante na comercialização de peças oriundas de crimes.
LEIA TAMBÉM: Mais de 700 celulares recuperados pela polícia aguardam retirada em Manaus
Ao abordar o local, os policiais encontraram o homem denunciado e outro indivíduo, ambos detidos em flagrante. Durante a revista, foi encontrada uma grande quantidade de peças de celulares, como frontais, carcaças, câmeras, baterias, cabos flat e leitores biométricos. Também foram apreendidos um notebook com programas de desbloqueio de dispositivos e centenas de bandejas de chip, além de películas e gavetas com IMEI adulterado.
Durante as diligências na sede do NIRC, a equipe confirmou que um celular encontrado no local possuía registro de roubo, assim como duas bandejas de chip associadas a aparelhos furtados. Diante das provas, os suspeitos foram autuados por receptação qualificada e seguem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que denúncias sobre práticas semelhantes podem ser feitas de forma anônima por meio do 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública.