Na última terça-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Buscador de Redes, com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantil por meio da internet. A ação ocorreu no interior do Amazonas e integra os esforços contínuos da PF no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual.
A operação contou com o trabalho de 11 policiais federais, que cumpriram dois mandados de busca e apreensão na residência do principal investigado. No local, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares e dispositivos de armazenamento, que serão submetidos à perícia técnica. A análise do material visa identificar o conteúdo ilegal e reunir provas que possam reforçar o processo investigativo.
LEIA TAMBÉM: PF inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus
Segundo informações da PF, o suspeito utilizava redes sociais para “oferecer” material digital contendo imagens e vídeos de abuso sexual infantil, tanto para usuários no Brasil quanto no exterior. Essa prática configura uma grave violação aos direitos humanos e pode ter conexões com redes internacionais de pedofilia.
O investigado poderá responder pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionados ao armazenamento e compartilhamento de conteúdo de pornografia infantil, que preveem penas de até seis anos de reclusão.
A Polícia Federal reforça seu compromisso com a proteção da infância e a repressão severa a crimes dessa natureza, e orienta a população a denunciar qualquer suspeita de abuso por meio dos canais oficiais.