Oferecido pelo Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus, o serviço de cargas urgentes para empresas tem ganhado cada vez mais espaço entre as indústrias do Polo Industrial de Manaus. A novidade estabelece um corredor expresso que garante aos importadores de insumos industriais do exterior a liberação das mercadorias em até seis horas após o pouso do avião.
O serviço expresso busca atender à demanda de indústrias eliminando riscos de paralisações ou perdas financeiras por atrasos na entrega de insumos e equipamentos. Foi também uma forma de auxiliar o setor vital para a economia amazonense a lidar com os desafios impostos pelas secas severas dos rios amazônicos, que acabaram colaborando para o aumento no volume de cargas importadas movimentadas no TECA.
LEIA TAMBÉM: Empresas da Zona Franca investiram R$ 1,59 bilhão em PD&I, maior parte no Amazonas
O “Quick Service” permite que as cargas consideradas críticas sejam tratadas com prioridade em um fluxo dedicado, dentro do próprio terminal de cargas. Quando chegam ao aeroporto, as cargas de insumos passam por processos internos de recepção, separação e disponibilização. Depois disso, ainda precisam passar pelo desembaraço dos órgãos fazendários.
Com a opção do serviço de cargas urgentes, o tempo é encurtado para impedir que linhas de produção parem ou que haja atrasos na cadeia logística. Para ter acesso ao serviço, a empresa deve fazer o agendamento no site do aeroporto, na página de soluções: https://www.airport-manaus.com.br/pt-br/cargo/solucoes.
Terceiro maior da modalidade no país, o TECA do Aeroporto de Manaus movimentou cerca de 140 mil toneladas de produtos só no ano passado, operacionalizados para vários segmentos da economia, incluindo importações e exportações. Por mês, o aeroporto recebe cerca de 170 voos cargueiros por mês, vindos de várias partes do mundo.
“Desde que iniciamos a operação, buscamos entender as necessidades dos clientes e potencializar a eficiência do TECA. Seguiremos atuando para aprimorar nossas operações, fomentando a economia local, garantindo toda a infraestrutura e serviços necessários para a movimentação e desenvolvimento do mercado de cargas na região. Com o serviço, consolidamos a posição do terminal de cargas como uma referência em celeridade no tempo de liberação e entrega de cargas entre os maiores terminais aeroportuários do Brasil”, disse o Gerente Cargo do Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus, Thiago Brandão.