Na semana em que o município de Maués completa 192 anos, o governador Wilson Lima entregou o novo Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). A estrutura fixa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai reforçar a presença da corporação no interior e integra o plano de regionalização em parceria com o Governo Federal e as prefeituras.
Esta é a quarta unidade inaugurada no interior em 2025, após as entregas realizadas em Tapauá, Rio Preto da Eva e Novo Aripuanã. A expectativa é de que com a implantação das novas bases, o número de municípios com estrutura fixa da corporação salte de 11 para 27 até o final do ano.
LEIA TAMBÉM: Homem pula de barco durante viagem a Paritins e é regatado
Com área construída de mais de 354 metros quadrados, a base de Maués possui alojamentos masculino e feminino, copa, recepção, sala de comando, sala de instrução, administração e garagem. A estrutura foi equipada com viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com capacidade para 10 mil litros de água, uma picape com kit completo de combate a incêndio, motosserras, moto bombas, esguichos, lanternas, pulverizadores, escadas, cones e outros equipamentos essenciais para ocorrências urbanas e florestais.
Além dos cinco bombeiros militares designados de forma permanente para atuar no município, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Maués e vão compor a equipe local, ampliando a capacidade de resposta a emergências na sede e nas comunidades rurais.
Os grupamentos funcionam como núcleos de resposta rápida a desastres e situações de risco, com atuação coordenada entre os bombeiros militares e os brigadistas locais, que recebem formação técnica com duração de 18 meses e carga horária de 480 horas. O investimento total na implantação é de R$ 25 milhões, entre recursos federais e estaduais. Às prefeituras cabe a estrutura física e a cessão dos brigadistas que atuarão nas unidades.

