Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Inscrições abertas para curso gratuito de Cibersegurança e IoT no INDT em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Oportunidade > Inscrições abertas para curso gratuito de Cibersegurança e IoT no INDT em Manaus
Oportunidade

Inscrições abertas para curso gratuito de Cibersegurança e IoT no INDT em Manaus

Redação
Atualizado em 2025/06/10 at 10:59 AM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Fachada do INDT em Manaus, com arquitetura moderna e logo visível.
INDT abre cursos gratuitos. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) está com inscrições abertas para um curso gratuito de Cibersegurança com foco em monitoramento de dispositivos IoT em ambiente industrial, com início previsto para o dia 23 de junho de 2025.

Com 60 vagas distribuídas em duas turmas, a iniciativa tem o intuito de fortalecer a capacitação técnica de profissionais da região em áreas estratégicas para o avanço da Indústria 4.0, como IoT e Cibersegurança. As aulas ocorrerão na sede do INDT, localizado na Avenida José Moacir Teberga de Toledo, 1520, no Parque Mosaico, na zona centro-oeste de Manaus.

Segundo a diretora de Inovação do INDT, Luana Lobão, a proposta do curso nasceu da necessidade de preparar mão de obra altamente qualificada para um cenário de crescente digitalização dos processos produtivos e aumento das ameaças cibernéticas.

“A principal motivação é fortalecer competências técnicas na região em áreas estratégicas como Cibersegurança e IoT, com foco nas necessidades reais da Indústria 4.0. Diante do aumento das ameaças cibernéticas e da crescente digitalização dos processos industriais, o curso visa formar profissionais aptos a proteger infraestruturas críticas, implementar políticas de segurança da informação e fomentar a transformação digital na indústria”, afirma Luana.

LEIA TAMBÉM: Cetam abre hoje mais de 9,2 mil vagas em cursos gratuitos

A capacitação está alinhada ao Programa Prioritário de Indústria 4.0, política pública que estimula a modernização do setor produtivo nacional por meio da tecnologia e da inovação. O curso, dividido em 8 módulos, traz como grande diferencial a aplicação prática em ambientes simulados baseados na realidade das empresas locais. Além de aulas teóricas e práticas, os participantes irão integrar uma Residência Tecnológica, com atividades como diagnósticos e pentests (simulação de ataque a um sistema de computadores ou rede).

“O curso foi desenhado para ambientes industriais reais, abordando as particularidades da segurança em dispositivos IoT e infraestrutura de TI aplicada à indústria”, explica Luana. “Os conteúdos vão desde fundamentos da LGPD até práticas avançadas de Ethical Hacking. Os professores e consultores são profissionais atuantes em Cibersegurança, IoT e Indústria 4.0”.

Ao final, os participantes sairão certificados e preparados para atuar como especialistas em Segurança da Informação no contexto industrial, uma certificação com forte apelo de empregabilidade nos mercados regional e nacional.

A expectativa do INDT é que a formação gere impactos concretos na economia local. “O INDT espera impulsionar a competitividade das empresas locais, ao formar profissionais especializados que possam atuar de forma proativa na segurança de dados e dispositivos conectados. A capacitação contribui diretamente para aumentar a maturidade digital da indústria regional, reduzir vulnerabilidades cibernéticas em ambientes industriais e ampliar a base de profissionais qualificados na Amazônia Ocidental”, detalha a diretora.

O conteúdo foi desenhado para proporcionar domínio técnico em diversas frentes de segurança digital. Ao final do curso, o aluno será capaz de desenvolver e aplicar políticas de segurança da informação, realizar rotinas de backup, recuperação de dados e resposta a incidentes, implementar sistemas de monitoramento de infraestrutura com ferramentas como ‘Zabbix’, ‘Wazuh’ e ‘Grafana’, identificar e mitigar vulnerabilidades em aplicações e dispositivos IoT, além de atuar de forma especializada em ambientes industriais, promovendo segurança e conformidade.

O curso também busca estimular a cooperação entre o setor produtivo, academia e comunidade, fortalecendo a integração entre inovação, pesquisa e desenvolvimento industrial. “O INDT tem orgulho de contar com parceiros estratégicos para a realização deste curso, pois além dos nossos especialistas internos, traremos a UFAM e a PUC-Campinas para ministrar módulos relacionados a Ethical Hacking durante a formação”, destaca Luana.

O curso será oferecido no turno da noite, das 18h às 22h, com aulas presenciais e on-line. A estrutura foi pensada para atender à rotina de profissionais que já atuam no setor produtivo ou estudantes que buscam qualificação técnica voltada à segurança da informação e à transformação digital no ambiente industrial. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

CONFIRA O EDITAL!

Leia também

Quer trabalhar em Santa Catarina? Frigorífico busca trabalhadores em Manaus para mudança com tudo pago

Soldador, serviços gerais, engenheiro: Confira mais de 800 vagas abertas no Sine

EJA abre mais prazo para quem quer concluir ensino fundamental em Manaus

Com auxílio de R$ 500, IFAM procura interessados em aprender a beneficiar pescado em Manacapuru

Ufam lança processo seletivo para o Interior com 636 vagas para o ano letivo de 2026

Redação 10/06/2025 10/06/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Profissionais aplicam ventosas em paciente durante curso de Qualificação Profissional. Cetam abre hoje mais de 9,2 mil vagas em cursos gratuitos em Manaus; confira
Próximo Artigo Rodovia AM-070 em Iranduba: estrada de terra com carros e vegetação densa, mostrando abandono. Moradores de Iranduba denunciam abandono total de ramal no KM 19 da AM-070
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok