A Fundação Nacional dos Povos IndÃgenas (Funai), vinculada ao Ministério dos Povos IndÃgenas, publicou quatro editais de Processos Seletivos Simplificados em 2025 para contratação temporária de profissionais que irão atuar nas Frentes de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, Madeira-Purus, Yanomami-Ye’kuana e Waimiri-Atroari.
As seleções têm como objetivo atender a demandas emergenciais e de excepcional interesse público, especialmente em áreas habitadas por povos indÃgenas isolados ou de recente contato. As ações decorrem de decisões judiciais no âmbito das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 709, 760 e 991.
LEIA TAMBÉM: Governo libera até R$6 mil do FGTS para moradores de cinco cidades do Amazonas
Serão contratados Auxiliares, Agentes e Especialistas de Proteção Etnoambiental (nas áreas finalÃsticas e administrativas), com lotações especÃficas nas frentes mencionadas. A remuneração para os Auxiliares de Proteção Etnoambiental, por exemplo, está fixada em R$ 1.853,00, com benefÃcios como auxÃlio-alimentação, pré-escolar e transporte, quando aplicável.
Os candidatos selecionados deverão atuar diretamente nas terras indÃgenas, realizando atividades como expedições de localização e monitoramento de grupos indÃgenas, apoio a ações de soberania alimentar, proteção à saúde e gestão ambiental. O trabalho será realizado em regiões de difÃcil acesso, com necessidade de deslocamentos fluviais, terrestres ou aéreos e longas jornadas de trabalho em áreas remotas.
Não há exigência de escolaridade formal para algumas funções, como a de Auxiliar de Proteção Etnoambiental, sendo valorizados os saberes tradicionais e o conhecimento prático das regiões e comunidades locais. Já para as funções técnicas, como a de Especialista de Proteção Etnoambiental, serão exigidos currÃculos e entrevistas.
Os contratos terão duração de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, sem ultrapassar o limite de cinco anos, conforme previsto na legislação vigente.
As seleções reforçam o papel da Funai na execução de polÃticas públicas voltadas à proteção de povos indÃgenas em situação de vulnerabilidade, especialmente os isolados, em territórios distantes dos centros urbanos e frequentemente ameaçados por pressões externas. O processo será conduzido pelas coordenações regionais das Frentes de Proteção Etnoambiental, conforme os cronogramas definidos nos editais. Para acessar cada edital é só clicar aqui.