Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Festival Lona Aberta 2025 abre inscrições para artistas circenses de todo o Brasil
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Festival Lona Aberta 2025 abre inscrições para artistas circenses de todo o Brasil
Cultura

Festival Lona Aberta 2025 abre inscrições para artistas circenses de todo o Brasil

Redação
Atualizado em 2025/06/19 at 4:16 PM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Apresentação teatral com figurinos coloridos e maquiagem de palhaço em palco escuro.
Festival Lona Aberta acontece em Manaus. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

O Festival Lona Aberta 2025 acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, em Manaus, com a proposta de consolidar o Amazonas na rota nacional e internacional de festivais de circo e promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e da América do Sul. As inscrições para a terceira edição do evento realizado pelo grupo Barravento estão disponíveis até 30 de junho, CLICANDO AQUI.

Durante quatro dias, a programação apresenta números e espetáculos circenses, oficinas formativas e rodas de conversa com enfoque na valorização das culturas tradicionais brasileiras e no diálogo entre gerações. A entrada é gratuita.

“A edição de 2025 tem como temática central o encontro entre artistas de diferentes gerações, destaca tanto mestres tradicionais quanto jovens artistas emergentes, reforça o papel do circo como expressão viva da diversidade cultural brasileira. A proposta busca, ainda, promover a circulação internacional de artistas e atrair o olhar do turismo estrangeiro para a riqueza cultural e ambiental do Amazonas”, afirma Jean Palladino, que divide a direção do Barravento com Francine Marie.

LEIA TAMBÉM: Abertas inscrições para mural da 1ª Exposição de Lambe-Lambe

“Com apresentações em espaços públicos, atividades formativas e rodas de conversa, o Festival Lona Aberta se consolida como uma das principais iniciativas de difusão das artes cênicas na Amazônia, com foco em diversidade, acessibilidade e intercâmbio cultural”, completa o diretor.

Artistas, trupes e coletivos de todo o País podem enviar propostas de números circenses de 5 a 20 minutos e oficinas relacionadas ao universo do circo e da cultura popular. Os 20 selecionados vão receber cachê, hospedagem, alimentação e apoio logístico local durante o festival. O resultado está previsto para o dia 2 de julho.

“O festival conta com histórico de procura expressiva desde sua criação, em 2021, inclusive por parte de artistas estrangeiros. Em 2023, mesmo com poucos recursos, recebeu 161 inscrições de todo o Brasil e da América Latina”, comenta Jean Palladino.

O projeto ainda preserva tradições como a distribuição de doces no dia 27 de setembro, em referência aos Ibejis ou São Cosme e Damião, incorporando elementos afro-indígenas à sua identidade.

Leia também

Espetáculo exalta cultura Tikuna com dança e linguagem sensorial no Teatro Amazonas

Mostra de Teatro terá show dos bumbás Caprichoso e Garantido na Ponta Negra

47º Festival Folclórico acontece neste fim de semana, com disputa de quadrilhas e show de Afonso Cearense

Capoeira Angola movimenta Manaus com aulas e rodas aberta ao público

Sesc abre inscrições para oficinas artísticas em Manaus; saiba como participar

Redação 19/06/2025 19/06/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Imagem colorida mostra estudantes do EJA do Sesc Sesc abre 75 vagas para Ensino Médio da EJA a distância com qualificação em produção cultural
Próximo Artigo Cartões de benefício BPC e cartões bancários, possivelmente relacionados a fraudes do INSS em Manaus. Condenados a até 200 anos de prisão, fraudadores do INSS atuavam em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.