O projeto “Desassossego In Loco”, do Grupo Jurubebas de Teatro, tem como pontos de partida os desejos de difundir e promover encontros para além do território amazonense. Três cidades brasileiras serão alcançadas de forma direta pela execução desta empreitada, começando na cidade de Belém (PA), passando ainda por Brasília (DF) e São João de Meriti (RJ); que receberão uma programação teatral, proporcionando troca de experiências, de técnicas, entre outros.
Ao todo, serão sete dias de imersão em cada cidade, que começa com as oficinas teatrais mediadas pela arte-educadora e atriz Nicka e o ator indígena e sonoplasta Leandro Paz, seguidos de apresentações do premiado espetáculo “Desassossego”, com roda de conversa mediada pela historiadora e liderança indígena Kokama Maurille Gomes.
“Representatividade Indígena na Cena Contemporânea” será o tema da roda de conversa após as apresentações. “A ideia é mostrar para o público a forma como nossos corpos encenam sua própria narrativa, deixando um legado de ocupação de espaços nas artes cênicas de todo o Brasil”, afirma Leandro, protagonista do espetáculo.
LEIA TAMBÉM: Festival de Parintins começa hoje com três noites de disputa
O Grupo Jurubebas também fará dois dias de residência com os grupos locais, o que proporcionará um movimento de encontro entre os grupos atuantes no Norte do Brasil, além de dois dias de oficinas abertas ao público, tudo de forma gratuita.
“’Desassossego in Loco’ possibilitará que a população, artistas e pessoas interessadas pelo teatro tenham um panorama mais abrangente do que se produz enquanto teatro de grupo no Norte do Brasil”, diz Felipe Jatobá, diretor e dramaturgo da obra. Este projeto foi fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023.
“Desassossego” é um espetáculo que faz um recorte do caos vivido pela cidade de Manaus no dia 21 de janeiro de 2021, quando a população sofria pela falta de oxigênio nos hospitais. A peça aborda três personas que trazem suas próprias vivências para compartilhar com o público a dor da morte, do luto e a vida pós pandemia. São três perspectivas a respeito da pandemia e a forma como ela afetou, e ainda afetará a sociedade nas próximas décadas.
Rememorando o estilo do teatro de Grotowsky e os jogos do Odin Teatret, a obra promove o encontro estético entre o clássico através de elementos contemporâneos, seja na musicalidade presente na encenação, seja nos elementos técnicos e o uso da iluminação cênica. O projeto cria um campo de diálogo sobre a produção amazônica contemporânea, contribuindo com a difusão das artes da cena e produzindo registro documental a ser disponibilizado ao final do circuito.