A campanha de vacinação contra a influenza no Amazonas alcançou 61,5% de cobertura vacinal até esta terça-feira (6). Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que reforça a importância da adesão à imunização. A campanha segue ativa até o dia 31 de julho em todo o estado.
Desde o início da campanha, em setembro de 2024, mais de 1,3 milhão de doses foram aplicadas em pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacinação no Amazonas começou em período diferente do restante do país devido à sazonalidade de vírus respiratórios, que tem maior incidência entre setembro e maio na região.
A cobertura atual de 61,5% considera principalmente os públicos prioritários, como crianças, idosos, gestantes e povos indígenas em terras indígenas. No entanto, a vacinação está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.
LEIA TAMBÉM: Comunidades ribeirinhas recebem vacinação de cães e gatos contra a raiva em Manaus
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que “a vacinação é uma das estratégias mais eficazes de saúde pública para a proteção individual e coletiva”, contribuindo para a redução da circulação do vírus e a prevenção de complicações.
A gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Angela Desirée, reforça a importância da atualização da caderneta vacinal. “Procurem uma unidade de saúde mais próxima para tomar a sua dose contra a influenza”, recomenda.
A influenza é uma doença infecciosa que pode causar febre, calafrios, dores no corpo, secreção nasal intensa e mal-estar generalizado. Em casos suspeitos, a recomendação é buscar atendimento médico imediato. A vacinação é a principal medida preventiva para evitar agravamentos e mortes causadas pela doença.