O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina no próximo dia 30, o que aumenta a correria dos brasileiros e a ganância de golpistas, que estão de olho no dinheiro da população e aperfeiçoando formas de se passar pela Receita Federal. Porém, algumas dicas podem salvar o contribuinte de ser enganado.
Mensagens disfarçadas como “Pendência Fiscal” estão tentando enganar vitimas no mundo virtual. Normalmente elas surgem com o endereço oficial da Receita Federal, que é usado para camuflar o endereço do golpista.
LEIA TAMBÉM: Novo golpe do perfil falso no Instagram tenta enganar pensionistas do INSS
Essa técnica é conhecida como spoofing, termo que significa “fingir” ou “imitar” em inglês. Em um dos casos pegos pela própria Receita, o golpista aparece como RECEITA e o endereço de e-mail vinculado a ele, como [email protected], um endereço real da Receita Federal em São Paulo.
Além disso, os bandidos usam logotipos cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à mensagem. Também destacam em vermelho termos como “pendência fiscal grave”, “sanções graves”, “imediatamente” e “regularizar agora” para induzir a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.
A própria Receita Federal tem dicas para que você não caia nesses golpes.
Fique alerta:
- A Receita Federal não envia e-mails com links ou solicita direcionamento para páginas não oficiais.
- Os e-mails do atendimento da Receita Federal, como o [email protected], não são usados para envio de mensagens de cobrança, de alerta ou de orientação. Esses e-mails são usados apenas para responder demanda originariamente encaminhada pelo próprio contribuinte.
- Desconfie de mensagens suspeitas. Tom alarmante, erros de ortografia e de gramática e resposta a algum e-mail que você não enviou são alguns dos indícios de que a mensagem não é verídica.
- Não clique em links nem abra anexos.
- Caso tenha qualquer dúvida, acesse o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) para verificar sua situação por meio dos serviços online ou de um dos canais oficiais de atendimento.
Clique aqui e veja no drive do link exemplo de remetente simulado e de mensagem de golpe.
Atenção, prazo está se esgotando
Até esta sexta-feira (16), mais de 25 milhões de declarações do imposto de renda foram entregues pelos contribuintes. O prazo final para envio é dia 30 de maio.
A expectativa da Receita Federal é de mais de 46 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física.
A Receita recomenda que se aproveite as declarações pré-preenchidas. Com essa opção, diversos campos já vêm anotados de forma automática, facilitando a vida do contribuinte.
Ela deve ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, para celular ou computador, ou pela internet, no site da Receita Federal. Para utilizar a ferramenta, é preciso ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Mas é importante que o contribuinte confira todos os dados disponibilizados.
A declaração é obrigatória para as pessoas físicas que receberam rendimentos acima de R$ 33.888 e para aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440 em 2024.