Em uma noite de celebração, a Associação Artbrasil, promove, no dia 20 de maio, às 19h, o lançamento do documentário “Amazônia em todas as cores”. O palco para esse ciclo final de lançamento será o Teatro Amazonas, e contará com a presença dos sete artistas visuais que protagonizam a obra. A entrada para o evento é gratuita e para o público de todas as idades. Após o lançamento, a obra estará disponível nas plataformas digitais.
O documentário “Amazonas em todas as cores” é um tributo à trajetória de alguns dos grandes ícones da arte e da Cultura amazônida, homenageando a atuação de artistas significativos para a construção do processo histórico das Artes no Amazonas.
Os artistas visuais Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado, Jandr Reis, Cristovão Coutinho e Turenko Beça, arautos da Amazônia para o mundo, nessa obra, por meio de suas narrativas, brindam o público retratando momentos significativos de suas trajetórias artísticas, relação com o universo amazônico e seus contrastes – inspiração de suas obras, a atuação na produção e/ou gestão cultural e em outros segmentos artísticos.
Sob a batuta da diretora e produtora Cultural, Ana Cláudia Motta, “Amazônia em todas as cores” enaltece as carreiras desses artistas, que trilham, entre 30 a 61 anos, os caminhos dedicados à arte e a cultural.
“Esta obra é uma celebração à essas potências, onde pretendemos comemorar suas relevantes contribuições para a constituição de políticas públicas, fortalecimento do mercado cultural, manutenção, desenvolvimento, fomento e fruição dos bens artístico-culturais, formação de outros Artistas e público, sendo extremamente significantes”, destacou Ana Cláudia Mota.
LEIA MAIS: Após destaque na TV, atriz amazonense Valentina Marques foca em novos desafios
A noite no Teatro Amazonas encerra o ciclo de lançamento da obra que também ocorreu na faculdade Fametro e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Conheça mais sobre o projeto do documentário
O documentário, com duração de 75 minutos e classificação livre, reúne registros das memórias dos sete artistas ao longo dos seus 30, 40, 50 e 60 anos de carreira. Ao todo, foram 70 horas de gravação divididos em etapas, incluindo pré-entrevistas e entrevistas. Mais de 40 pessoas estiveram diretamente ligadas ao projeto, além das contribuições indiretas.
Para Jair Jacqmont “O Projeto Amazônia em todas as cores é um é um evento grandioso na divulgação das Artes do Amazonas”.
O documentário “Amazônia em todas as cores” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, via Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.
Após o lançamento, a obra estará disponível no Canal da Associação ArtBrasil, no Youtube e também enviado para instituições de cultura e educação, como bibliotecas, espaços culturais e secretarias para que a obra componha seus acervos.