A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, na quarta-feira (14/05), uma quadrilha envolvida em roubo de joias avaliadas em R$180 mil. O crime foi praticado no dia 3 de maio deste ano, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.
Os autores foram identificados como Alessandro Pereira dos Santos, de 29 anos; Flavio Pereira dos Santos, de 25 anos; Rayane Encarnação de Souza, de 26 anos; e Renato Moreira de Almeida, de 28 anos. As prisões foram conduzidas pelas equipes dos 1º e 15º Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 1° DIP, as investigações tiveram início no mesmo dia do roubo, após recebimento de denúncia de uma vítima. A partir da análise das imagens de câmeras de segurança do local, a equipe de investigação coletou características e identificou, com auxílio do Cerco Inteligente, o veículo utilizado pelos criminosos.
“Logramos êxito em prender quatro integrantes de um grupo criminoso que atuava em roubos a representantes e revendedores de joias, na capital. Alessandro e Renato realizavam os roubos, enquanto Rayane era a responsável por atrair as vítimas se passando por revendedora de joias, e o namorado dela, Flavio, cedia as armas de fogo usadas nos roubos e o local onde os materiais eram deixados após o crime”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Reviravolta: Vídeo mostra Miss Amazonas esfaqueando ex-namorado
O delegado mencionou que o veículo havia sido alugado de uma locadora e, após dias de monitoramento, foram identificados os suspeitos. No decorrer das investigações, a equipe também obteve informações de que o grupo criminoso planejava outro roubo, dessa vez na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona norte.
“Com o apoio da equipe do 15° DIP, unidade policial responsável pela área, realizamos diligências até as imediações de uma casa na rua Atlético Paranaense, no mesmo bairro e zona, que servia de base operacional para o grupo criminoso”, disse Túlio.
Ainda conforme o delegado, no local, foi realizada a abordagem ao veículo onde estava o Renato Moreira, que, ao perceber a presença dos policiais, reagiu efetuando disparos contra a equipe.
“Em seguida os policiais se deslocaram até a residência onde o grupo se concentrava, momento em que foram presos os outros três infratores em posse armas de fogo, jóias e mais de 100 pinos de entorpecentes análogos a cocaína e uma balança de precisão”, concluiu.
A quadrilha foi autuada em flagrante por associação criminosa, roubo majorado, porte de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública. Todos permanecem à disposição da Justiça.