Manaus vai sediar no próximo dia 23 de maio a primeira edição do Puxirum Manaós, uma feira de artes integradas que promete movimentar o cenÔrio cultural local. Realizado pela produtora cultural Signus Eventus, em parceria com a Companhia de Dança Expressão e Vida, o evento acontece no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no centro da cidade, com programação gratuita das 9h às 21h.
O Puxirum reĆŗne diversos artistas e agentes culturais da cidade, incluindo bailarinos, dramaturgos, atores, produtores, poetas, empreendedores e parceiros institucionais. O objetivo Ć© fortalecer a cultura local e promover a cidadania por meio de uma sĆ©rie de atividades artĆsticas, formativas e empreendedoras.
Entre as atrações previstas estão oficinas de dança, exposição de artes visuais da artista plÔstica Keila Anjos, saraus de literatura com participação da Associação dos Escritores do Amazonas e do grupo Formas em Poemas, além de espetÔculo de teatro e performances de dança com artistas da cidade. HaverÔ também momentos para autógrafos com o poeta Bosquinho Poeta, atual Conselheiro Municipal de Cultura na cadeira de literatura, e exposições de artesanato, culinÔria e outros produtos.
LEIA MAIS: Teatro Amazonas recebe estreia do documentĆ”rio āAmazĆ“nia em todas as coresā
A programação musical inclui shows de Magno Freāsil, Adal VenĆ¢ncio, Marcos AurĆ©lio e Amanda Ramos. O evento tambĆ©m abordarĆ” temas sociais importantes, com palestras sobre combate ao abuso sexual infantil, ministradas pelo projeto FaƧa Bonito e pela Associação das Donas de Casa do Amazonas (ADCEA). Duas escolas da cidade foram convidadas para participar das palestras, que acontecerĆ£o nos turnos da manhĆ£ e da tarde.
Os interessados em participar da feira de empreendedorismo podem entrar em contato com o gestor do evento, AntƓnio Magno Freitas, pelo telefone (92) 98640-4508.
O Puxirum Manaós conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que cedeu o espaço do Palacete Provincial, e parcerias com a produtora Baré Produções, Espaço Cultural Uatê, Companhia de Dança Hanna Vilaça, Instituto Social Popular e Cidadania do Amazonas e Associação das Donas de Casa do Amazonas.