Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Projeto une música e culturas de Manaus e João Pessoa em turnê inédita
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Projeto une música e culturas de Manaus e João Pessoa em turnê inédita
Cultura

Projeto une música e culturas de Manaus e João Pessoa em turnê inédita

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/05/13 at 10:04 AM
Tabajara Moreno 6 horas atrás
Compartilhe
Compartilhe

Uma celebração da diversidade cultural brasileira está chegando ao Nordeste. O Projeto Travessia, iniciativa de turnê inédita que conecta a música e as culturas das regiões Norte e Nordeste, promove uma série de shows gratuitos com as bandas Casa de Caba, de Manaus, no Amazonas, e Seu Pereira e Coletivo 401, de João Pessoa, na Paraíba.

Durante o mês de julho deste ano, as bandas percorrerão cinco capitais nordestinas: Natal (RN), João Pessoa (PB), Olinda (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE). O projeto busca destacar a influência histórica da ancestralidade nordestina na construção cultural da Amazônia, especialmente durante o “Ciclo da Borracha” (1880-1910), quando muitos nordestinos migraram para a região Norte, conectando tradições que influenciaram diretamente a identidade amazônica.

A turnê é uma oportunidade única de vivenciar o diálogo cultural entre ritmos amazônicos e a rica musicalidade nordestina, representada pela banda Seu Pereira e Coletivo 401, reconhecida nacionalmente pelo seu ritmo híbrido que passeia entre rock, samba-funk e MPB. A banda Casa de Caba traz a energia e a diversidade sonora da Amazônia, misturando ritmos afro-brasileiros com elementos urbanos contemporâneos.

“O Projeto Travessia é mais do que uma circulação musical, é uma celebração da conexão histórica e cultural entre o Norte e o Nordeste, criando oportunidades reais para artistas que enfrentam dificuldades logísticas e econômicas para levar sua música para além de suas regiões”, afirma Sissy Mendes, produtora cultural e idealizadora da iniciativa pela CasaCinco Produções.

Para Magaiver Santos, cantor e compositor da Casa de Caba, a influência nordestina é fundamental na identidade musical da banda: “Crescemos ouvindo e absorvendo a riqueza dos ritmos nordestinos, e isso sempre esteve presente em nossas composições. Com o Projeto Travessia, temos a chance de reforçar essa conexão histórica e levar nossa música para novos públicos, abrindo portas para o cenário artístico de Manaus em outras regiões do Brasil.”

LEIA MAIS: Marília Tavares, Neiff e Henry Freitas comandam noite de shows na Arena da Amazônia

Jonathas Pereira Falcão, conhecido como Seu Pereira, cantor e compositor do grupo Seu Pereira e Coletivo 401, destaca a importância dessa parceria inédita: “Essa conexão com a Casa de Caba, para realizarmos uma turnê, faz parte de um processo especial. Juntar dois projetos brasileiros que valorizam e fortalecem a nossa identidade cultural é algo muito potente. Acredito que esse encontro artístico vai ampliar nossos horizontes musicais e culturais, aproximando ainda mais as regiões Norte e Nordeste.”

Além dos shows, o projeto inclui oficinas culturais e um sarau musical como contrapartida social, que acontecerá na escola municipal Professor Waldir Garcia, em Manaus, no mês de maio. O evento contará com oficinas de poesia, percussão, guitarra e bateria, proporcionando uma experiência educativa e cultural enriquecedora para alunos e suas famílias.

A iniciativa também prioriza a acessibilidade, oferecendo apresentações com interpretação em Libras, legendas e espaços acessíveis, garantindo uma participação ampla e diversa. Os locais específicos dos shows em cada cidade serão divulgados através das redes sociais oficiais das bandas (@casa_de_caba  e @seupereiraecoletivo401), onde o público poderá conferir a programação.

O Projeto Travessia é uma realização da CasaCinco Produções e conta com o apoio do edital Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023.

Leia também

Teatro Amazonas recebe espetáculo gratuito ‘O Auto da Compadecida’

Barravento leva ‘Cine Circo’ com sessões gratuitas para comunidades de Manaus

Marília Tavares, Neiff e Henry Freitas comandam noite de shows na Arena da Amazônia

Festival Olhar do Norte 2025: inscrições abertas para sétima edição em Manaus

Grupo Jurubebas abre inscrições para curso sobre produção teatral em Manacapuru

Tabajara Moreno 13/05/2025 13/05/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Avó estupra netas de 9 e 11 anos e vai preso no Amazonas Avô estupra netas de 9 e 11 anos e vai preso no Amazonas
Próximo Artigo Uma mãe escondeu o celular no quarto e acabou descobrindo que a filha de 12 anos era estuprada pelo próprio padrasto Mãe esconde celular no quarto e descobre que filha era estuprada pelo padrasto no AM
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok