Foi protocolado nesta terça-feira (27/05) na CĂąmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei NÂș 296/2025 que exige transparĂȘncia na fiscalização dos radares eletrĂŽnicos de trĂąnsito e estabelece critĂ©rios para a revisĂŁo periĂłdica dos equipamentos, conhecidos como âcorujinhasâ, instalados em Manaus. O texto Ă© de autoria do vereador Paulo Tyrone (PMB)
A propositura sugere a criação de ferramentas acessĂveis, que permitam ao cidadĂŁo acompanhar, de forma objetiva e contĂnua a localização dos equipamentos, a quantidade de infraçÔes registradas, os estudos tĂ©cnicos que fundamentam cada instalação e se houve efetivo impacto na redução de acidentes.
O texto destaca que a exigĂȘncia de relatĂłrios com transparĂȘncia nos radares eletrĂŽnicos gera indicadores de impacto na segurança viĂĄria permite que tanto a administração pĂșblica quanto a sociedade possam avaliar, com base em dados concretos, se as medidas adotadas estĂŁo cumprindo seu propĂłsito principal: salvar vidas e promover um trĂąnsito mais seguro.
Para o autor da propositura, a fiscalização eletrÎnica é uma ferramenta relevante para a segurança viåria. No entanto, tem levantado questionamentos quanto aos critérios adotados para a instalação dos equipamentos e, sobretudo, sobre a efetividade na prevenção de acidentes.
âNa prĂĄtica, observa-se uma percepção recorrente de que os radares estariam, por vezes, mais associados Ă arrecadação do que Ă segurança. Ainda que nem sempre essa percepção reflita, de fato, a realidade tĂ©cnica, ela influencia diretamente na aceitação social das medidas e no respeito Ă s normas de trĂąnsitoâ, justifica o vereador em trecho do projeto.
LEIA TAMBĂM: Radares voltam a Manaus, mas instalaçÔes nĂŁo começaram
Radares eletrĂŽnicos
A partir de 1Âș de junho de 2025, novos radares de velocidade entram em operação em Manaus. SerĂŁo instalados equipamentos de fiscalização eletrĂŽnica em 20 trechos da cidade, incluindo 13 controladores de velocidade fixos com leitura automĂĄtica de placas, duas lombadas eletrĂŽnicas e cinco radares para avanço de sinal vermelho.
Atualmente, sete radares estão em funcionamento, os equipamentos começaram a ser instalados no primeiro semestre de 2024 e passaram a operar em janeiro deste ano
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a medida tem como objetivo aumentar a segurança no trĂąnsito, reduzir infraçÔes e diminuir o nĂșmero de acidentes e mortes nas vias da capital. A escolha dos locais foi baseada em estudos tĂ©cnicos.