O 19º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas desta terça-feira (13), aponta que o rio Negro tem subido em média 3 centÃmetros por dia em Manaus. Os dados são do Sistema de Alerta de Eventos CrÃticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
“O Rio Negro se mantém dentro da faixa de normalidade para as estações monitoradas. Em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara (Santa Isabel) houve uma oscilação que trouxe os nÃveis próximos da média para o perÃodo, já em Barcelos o processo de enchente ocorreu de forma regular, saindo de uma condição de nÃveis acima do esperado para o limite superior da faixa de normalidade”, alerta o Boletim.
LEIA TAMBÉM: Distribuição gratuita de mudas de árvores frutÃferas e plantas medicinais acontece no Planalto
Nesta terça-feira, o nÃvel do rio Negro alcançou 28.07 metros, e subiu em relação a semana passada, quando era de 27.92 metros, ultrapassando a  cota de inundação (27.5m).
Para Manaus, a previsão é de que o rio Negro atinja um valor de aproximadamente 28,91 m, com um intervalo provável variando entre 28,38 e 29,43 m ( 80% de intervalo de confiança). A cota de inundação já foi superada. Para a cota de inundação severa (29,00 m) essa probabilidade é de 42%, e para a cota máxima (30,02 m em 2021) é de apenas 1,0%.
As previsões do Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas são apresentadas pelo Serviço Geológico do Brasil em três momento. A primeira, com antecedência de 75 dias para o pico da cheia; a segunda apresentada hoje, com 45 dias antes; e um último aviso, 15 dias antes da cheia. Elas servem como apoio para as equipes de prevenção, como a Defesa Civil.
No estado Amazonas, o alerta auxilia as equipes dos municÃpios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas.