Um detento morreu e outro ficou ferido durante uma tentativa de fuga na madrugada desta terça-feira (27), na delegacia do município de Nova Olinda do Norte, a 135 km de Manaus, no interior do Amazonas. O episódio foi registrado por câmeras de segurança e as imagens circulam nas redes sociais.
De acordo com informações da Polícia Civil, a tentativa de fuga aconteceu após um dos presos simular um mal súbito, fingindo um envenenamento ou overdose de medicamentos. No momento em que ele foi retirado da cela para receber atendimento médico, outros três detentos aproveitaram para sair do espaço restrito e iniciaram um ataque contra os investigadores de plantão.
Nas imagens é possível ver os presos investindo contra a investigadora Hanna, de 23 anos, tentando tomar sua arma. O investigador Ado Evangelista, de 47 anos, reagiu rapidamente e efetuou disparos contra os agressores. Alyson da Silva Oliveira, de 27 anos, foi baleado e não resistiu aos ferimentos, morrendo no hospital. Já Ezequias Ramos Ribeiro, de 26 anos, foi atingido e passou por cirurgia.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra suspeito de tentar matar mulher e filha sendo preso em condomínio de Manaus
Segundo os médicos, o projétil continua alojado na região pélvica de Ezequias e não pôde ser removido devido à localização delicada. O estado de saúde dele é considerado estável.
O motim foi contido com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O corpo de Alyson foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Manaus.