Nesta quinta-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Jeremias 22:17, cumprindo mandados em diversos estados, incluindo Amazonas, Roraima, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. A ação tem como foco uma investigação sobre o sequestro e tortura de um suspeito no município de Caracaraí, em Roraima.
A operação, que é resultado de uma investigação iniciada pela Promotoria de Justiça de Caracaraí, visa desmantelar um esquema criminoso supostamente envolvendo policiais do Amazonas e Roraima. A PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Estadual.
LEIA TAMBÉM: MPF recomenda medidas para evitar restrições a abortos legais no AM
As investigações indicam que os policiais teriam sequestrado e torturado um indivíduo com o objetivo de obter informações sobre o destino de uma carga de cassiterita, minério extraído ilegalmente. A operação aponta que o grupo formado por esses policiais atuava de forma paralela à atuação estatal, realizando escoltas ilegais de cargas de minérios e oferecendo serviços de segurança clandestina, além de apurar roubos de cargas de maneira irregular.
De acordo com a PF, essa ação configura um crime grave, envolvendo autoridades no uso de poder público para fins ilícitos, afetando não apenas a segurança da população, mas também a integridade do sistema de justiça e a confiança nas instituições. As investigações seguem em andamento, com o intuito de desarticular o grupo e responsabilizar os envolvidos.