Nesta semana, mais uma fase da operação Lei Seca, em Manaus, resultou na detenção de 42 motoristas que dirigiam bêbados pelas ruas da capital amazonense. A maior parte das prisões foi efetuada na madrugada de sábado (10/05), com um total de 33 detenções.
A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Civil do Amazonas (PCAM).
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o motorista é preso em flagrante por crime de trânsito ao ser constatado que está ao volante com uma concentração de álcool igual e/ou superior a 0,34 mg/L.
“Os condutores precisam criar a consciência que o alto índice de sinistros e mortes no trânsito, é causado, principalmente, pela falta do uso do capacete de segurança (no caso dos motociclistas) e também pela combinação desastrosa de bebida alcóolica e direção. Nós não queremos atrapalhar a diversão de ninguém, mas se faz necessário tomar as atitudes cabíveis para reduzirmos, cada vez mais, o número de mortes e internações no nosso Estado”, explica o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.
LEIA MAIS: Animais explorados para turismo de selva são resgatados após operação policial no Amazonas
Ao longo de toda a madrugada de sábado (10/05), a equipe de Fiscalização do Detran-AM abordou 957 veículos, dos quais 27 foram removidos por irregularidades diversas. Além disso, foram registradas 186 autuações e 62 alcoolemias e seis recusas.
Ainda nesta semana, entre a noite de quinta-feira (08/05) e madrugada de sexta-feira (09/05), o Detran Amazonas constatou 13 casos de alcoolemia na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, na zona norte da cidade. A ação resultou na prisão de nove condutores que foram levados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Os condutores apresentaram taxas de alcoolemia entre 0,46 mg/L; 0,61 mg/L; 0,63 mg/L; 0,68 mg/L; 0,72 mg/L e 0,85 mg/L, por exemplo. A operação também registrou 48 autuações, com quatro carros e seis motos removidas.