Uma mulher de 28 anos em trabalho de parto foi resgatada neste início de semana pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) em uma ação que mobilizou equipes especializadas para prestar atendimento emergencial em uma área remota do interior do Amazonas. A paciente, grávida de um menino, foi localizada na comunidade Nova Canaã do Aruaú, em Iranduba, a cerca de seis horas de lancha de Manaus.
Segundo o diretor do DIOA, delegado Rafael Montenegro, a rápida resposta foi possível graças ao uso de uma aeronave, que completou o trajeto até a capital em menos de 30 minutos. “O DIOA vem sempre prestando esse auxílio às gestantes nas comunidades isoladas do nosso Amazonas. E agora, inclusive, com a proximidade do Dia das Mães, fica registrado mais um atendimento desse tipo, de uma gestante na iminência de dar à luz”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Vídeo: Grávida e bebê morrem em grave acidente de carro na AM-070
O operador aerotático do DIOA, tenente João Coelho, do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), acompanhou o atendimento e apoiou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Após avaliação, o médico constatou que a parturiente se manteve estável, e foi possível fazer o transporte dela sem intercorrências”, afirmou o tenente, que já participou de outro resgate semelhante.
A mulher foi entregue à equipe do Samu e encaminhada com segurança a uma maternidade em Manaus, onde seguirá sob cuidados médicos até o nascimento do bebê. A operação reforça a importância dos serviços aéreos na garantia do acesso à saúde em regiões remotas da Amazônia.