Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Médicos são suspeitos de forjar atestados para não atender grávidas na Maternidade Moura Tapajóz
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Médicos são suspeitos de forjar atestados para não atender grávidas na Maternidade Moura Tapajóz
Cidades

Médicos são suspeitos de forjar atestados para não atender grávidas na Maternidade Moura Tapajóz

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2025/05/12 at 6:57 PM
Redação Segundo a Segundo 6 horas atrás
Compartilhe
Médicos são denunciados por fraude na Moura Tapajóz
Médicos são denunciados por fraude na Moura Tapajóz Foto: Divulgação
Compartilhe

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) está apurando uma grave denúncia envolvendo servidores públicos concursados da Maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus. Esses profissionais estariam forjando atestados de afastamento e deixando os plantões desguarnecidos, obrigando pacientes grávidas a buscarem atendimentos em outras unidades de saúde, onde os mesmos médicos estão atuando em plantão por cooperativas.

O caso pode configurar falsidade ideológica, diz o MP. “De acordo com a denúncia presente na Notícia de Fato n° 01.2025.00002770-6, que deu origem ao procedimento, obstetras plantonistas estariam orientando pacientes a buscar atendimento em outras unidades de saúde, em virtude da escassez de profissionais, atribuída majoritariamente à frequência de afastamentos médicos de servidores concursados.”

A investigação começou pela Comissão Permanente de Sindicância e Ética no Trabalho (Copset), da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a cargo da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).

O MP-AM afirma que servidores trocam o atendimento na unidade pública por atendimento em cooperativas e hospitais particulares, ganhando um salário extra no horário em que deveriam estar atendendo na Maternidade Moura Tapajóz.

“Tal conduta pode indicar uso indevido de atestados médicos, além de possível prática de falsidade ideológica”, diz o MP.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que amplia bancada do AM em Brasília e na Aleam

Dúvidas sobre a Maternidade Moura Tapajós sem resposta

Nossa equipe de reportagem procurou a Semsa para esclarecimentos sobre a denúncia. Questionamos quais os prejuízos ao atendimento na Maternidade, se o estabelecimento público possui um canal de recepção de denúncias e se, por ventura, relatos como os investigados pelo MP-AM chegaram ao conhecimento da pasta.

Até a publicação desta matéria, porém, nenhuma resposta foi enviada à nossa redação. O espaço segue aberto para que a Semsa dê uma satisfação à população.

A investigação envolvendo a suspeita de fraude na Maternidade Moura Tapajós foi assinada pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, e tem como base os artigos 196 e 197 da Constituição Federal, que estabelecem a saúde como direito de todos e dever do Estado, sendo de competência do poder público dispor sobre sua regulamentação, fiscalização e controle.

Leia também

Supermercado pego com rato entre carnes é autuado por presença de baratas em Manaus

Moradores fecham Torquato Tapajós contra retirada de linhas de ônibus na Zona Norte

Você conhece? IML procura famílias para que homens não sejam enterrados como indigentes

Faculdade abre agenda para consultas gratuitas em Manaus; Veja especialidades disponíveis

Vídeo mostra moradores em ‘força-tarefa’ para apagar incêndio em casa no interior do AM

Termos destaque, maternidade mouza tapajóz, MPAM, Semsa
Redação Segundo a Segundo 12/05/2025 12/05/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Bolsa Idiomas com 7 idiomas e mais de 36 mil vagas em Manaus Programa Bolsa Idiomas com 7 línguas e mais de 36 mil vagas em Manaus
Próximo Artigo Inscrições abertas no Programa Bolsa Pós-Graduação com mais de 60 mil bolsas em Manaus Inscrições abertas no Bolsa Pós-Graduação com mais de 60 mil bolsas em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok