Moradores da Zona Norte de Manaus realizaram um protesto, no começo da noite desta segunda-feira (12/05), incendiando pneus na avenida Torquato Tapajós, em busca de chamar a atenção da Prefeitura de Manaus após a mudança do itinerário de algumas linhas de ônibus, o que ocasionou diminuição na quantidade de veículos que vão até o Centro da cidade.
Este ano, o prefeito David Almeida anunciou o reajuste da tarifa para R$ 6. O aumento da passagem foi parar na Justiça, e acabou liberado por força de uma decisão no STJ.
Com cartazes nas mãos e os gritos de “queremos ônibus”, os moradores indicaram que as linhas 321, 305, 302 e 430, entre outras, não farão mais o trajeto até o Centro da cidade. A Polícia Militar foi ao local retirar os pneus e os moradores da Torquato, que ficou ainda mais congestionada.
A Prefeitura de Manaus alega que a mudança do itinerário visa reduzir o tempo e aumentar o número de viagens em 11 linhas de ônibus que, desde o final de semana, passarão a atender o Terminal de Integração 7, na Torquato Tapajós.

Moradores alegam que agora precisam caminhar até a Barreira para ter acesso aos ônibus. Já a Prefeitura contesta. O protesto ocorreu próximo à Barreira, sentido Centro-Bairro.
Durante o protesto, muitas pessoas desceram dos ônibus diante do congestionamento, e resolveram terminar a viagem a pé.
Após a PM dispersar os manifestantes, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar o fogo nos pneus e liberar a via.
LEIA TAMBÉM: MP apura denúncia de falsidade ideológica na Maternidade Moura Tapajóz
Novo itinerário dos ônibus
De acordo com a Prefeitura de Manaus, irão fazer essas operações as linhas: 011, que aos sábados e domingos terá a denominação “Vivenda Verde/T7″; 028, que aos sábados e domingos será “Viver Melhor/T7”.
Outras linhas que também terão seus itinerários alterados aos sábados e domingos são: 302, “Fazenda Esperança-Km 15/T7”; 305, “BR 174-Km 41/T7”; 320, “União da Vitória/T7”; 430, “Colônia Japonesa/T7”; 444, “Aliança com Deus/T7”; e A307, “Santa Etelvina/T7”.
A Prefeitura afirma, ainda, que a linha 560, aos sábados irá operar normalmente até o Centro e, aos domingos, irá atender apenas até o Terminal 7.

Quem pretende se deslocar ao Centro, à Constantino Nery, ao Terminal 1 e Estações no Torquato Tapajós e Constantino Nery pode embarcar na linha 340. Para o Terminal 2, a opção é a linha 341; Terminal 3, é a linha 342. Para a avenida do Turismo e Ponta Negra, a opção é a linha 343.
Outras opções
Desde sábado (10), a linha 355 que, atualmente, tem como ponto inicial da viagem o shopping Via Norte, passou ao Terminal 7 e segue seus itinerários normais, passando pelas avenidas Margarita, Autaz Mirim, Oitis (no Distrito Industrial) e segue até a região da BR 319. Por causa desta alteração, a 355 irá atender a demanda da linha 344 (T4/ Via Norte/Nova Cidade/ T7) entre os terminais T7 e T4, nos dias úteis, sábado e domingo. Esta medida visa a otimização do sistema, interligando o T7 às zonas Norte, Leste e Sul.
Os usuários de transporte do conjunto Viver Melhor devem ficar atentos a outra mudança no local. A partir de sábado (10), a linha 023 (T7/ Viver Melhor 4/ Via Norte) deixará de atender o conjunto Viver Melhor 4 e sua demanda passará a ser atendida pela linha 055 (T3/ Novo Israel/ Jesus me Deus) nos dias úteis, sábado e domingo. A linha 055, nesta mesma data, também deixará de atender o T7.
