A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta quarta-feira (7) as oito cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo Feminina de 2027, e Manaus, que estava entre as candidatas, ficou de fora da lista final. Esta será a primeira edição do torneio realizada na América do Sul, um marco histórico para o futebol feminino.
As cidades escolhidas foram: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera). A decisão gerou frustração entre autoridades e moradores de Manaus, que tinham expectativa de reviver o clima da Copa do Mundo de 2014.
LEIA TAMBÉM: Flamengo e Amazonas jogam por classificação na Copa do Brasil
A candidatura manauara contava com a Arena da Amazônia como sede principal, além dos estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina) como opções de centros de treinamento. Todos os locais passaram por inspeções da comitiva da FIFA no dia 5 de outubro de 2024, incluindo o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, avaliado por sua infraestrutura.
Além de Manaus, outras cidades que ficaram de fora foram Cuiabá, Natal e Belém. Ao todo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia indicado 12 cidades-sede, mas apenas oito foram confirmadas.