Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Justiça Federal proíbe novas licenças à ENEVA no Complexo do Azulão
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Justiça Federal proíbe novas licenças à ENEVA no Complexo do Azulão
Economia

Justiça Federal proíbe novas licenças à ENEVA no Complexo do Azulão

Redação
Atualizado em 2025/05/23 at 7:30 PM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Imagem aérea do Complexo do Azulão
Foto: Divulgação/ Eneva
Compartilhe

A Justiça Federal decidiu nesta sexta-feira (23/05) impor ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) a não-expedição de novas licenças ambientais no âmbito do Complexo de Azulão, sob responsabilidade da Eneva no Amazonas, bem como a suspensão imediata da exploração sobreposta à Terra Indígena Gavião Real.

A liminar determina que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) se abstenha de expedir novas licenças ambientais nos municípios de Silves e Itapiranga, enquanto não forem atendidas diversas condições fundamentais que foram negadas e omitidas no processo de licenciamento ambiental. Entre as exigências estabelecidas estão a realização da consulta prevista na Convenção 169 da OIT aos povos indígenas e extrativistas da região, a elaboração e análise do Estudo de Componente Indígena pela FUNAI (ECI), e a realização de estudos pela CGIIRC/FUNAI relacionados aos povos isolados.

Em relatório de maio de 2024, a procuradoria já havia apontado danos a povos tradicionais e indígenas em isolamento voluntário.

LEIA TAMBÉM: MPF recomenda cancelamento de audiências sobre complexo do Azulão

Essa decisão representa um passo significativo na proteção dos direitos dos povos indígenas e na preservação do meio ambiente na região amazônica. No entanto, esta liminar não cobre toda a área de atuação da Eneva na região, e não obriga a paralisação de atividades iniciadas a partir de licenças já expedidas, o que também está sendo questionado judicialmente.

Leia também

Dinheiro de volta: INSS abre prazo para acordo com vítimas de descontos indevidos

Auxílio Estadual: uso em apostas pode causar bloqueio definitivo; Entenda

ZFM não será afetado por tarifaço de Trump, diz Sefaz e Sedecti

Abono Salarial de até R$1.412 começa a ser pago na próxima semana; Veja se tem direito

Caixa libera saque calamidade do FGTS para moradores de Santa Isabel do Rio Negro

Redação 23/05/2025 23/05/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Imagem mostra os desaparecidos Carmenlena Marcião Pereira, 46, e Rick Jhones Oriente de Lima, 30 Polícia pede ajuda para encontrar dois desaparecidos em Manaus
Próximo Artigo Imagem mostra homem fazendo eaxme de Glicemia durante o 'Sabadão do Homem' em uma unidade de saúde em Manaus Unidades de saúde em Manaus recebem ‘Sabadão do Homem’
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok