O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que uma friagem intensa vinda do Sul do Brasil deve causar friagem no sul e sudoeste do Amazonas a partir desta terça-feira (27/05).
A massa de ar frio deve causar queda de temperatura nos municÃpios de ApuÃ, Boca do Acre, Lábrea, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. A queda pode chegar a 10 °C em alguns momentos do dia. O contraste entre o ar frio que avança e o calor tÃpico da região pode provocar chuvas e temporais.
A mudança no clima para uma friagem intensa começa pelo Rio Grande do Sul, onde o encontro do ar quente com o ar frio deve causar tempo severo. O frio deve atingir também o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e, por fim, o Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Semana de chuvas deixa 2 mil famÃlias em calamidade em Manaus
Em outras regiões do paÃs, como Sul e Sudeste, o frio será ainda mais intenso com possibilidade de temperaturas negativas com mÃnimas em torno dos 3 °C a 5°C, geadas e até neve nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre os dias 28 e 29.
Friagem intensa
As friagens são episódios causados durante o inverno por influência das frentes frias, que ocasionam quedas bruscas de temperatura, causando diminuição da temperatura e umidade do ar, modificando as caracterÃsticas ambientais.
O Inmet ainda alerta que na quinta-feira pode haver neve em áreas das Serras Gaúchas e Catarinense, devido ao ar frio intenso e à condição de chuva.