A partir do dia 30 de maio aposentados e pensionistas de todo o país que foram vítimas de descontos associativos indevidos receberão atendimento. 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil estarão disponíveis para atender os beneficiários do INSS vítimas de fraudes, oferecendo uma alternativa a mais de atendimento.
Com a iniciativa, as agências dos Correios funcionarão como pontos de apoio presencial para orientação, contestação de cobranças indevidas e solicitação de reembolso das vítimas de fraudes do INSS. Os funcionários receberão capacitação específica para garantir um atendimento eficiente e acolhedor, especialmente voltado ao público mais vulnerável.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a capilaridade dos Correios, com agências em todos os municípios brasileiros, vai possibilitar um alcance maior aos beneficiários do INSS. “É uma alternativa para aquelas pessoas mais vulneráveis, que têm dificuldade de acessar os canais remotos e que necessitam de uma atenção personalizada, de um atendimento acolhedor”, afirmou.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller Jr., enfatizou que a medida é uma alternativa a mais e não substitui os canais de atendimento já existentes – central telefônica 135 e aplicativo Meu INSS. “Este é um segundo passo de atendimento, mas não vamos parar aí. Todos serão atendidos. Nós vamos buscar a todos. Num terceiro momento vamos fazer uma busca ativa utilizando PREVMóvel, PREVBarco, estrutura dos Correios. Nenhuma comunidade será impossibilitada de fazer essa busca” disse.
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, disse que a parceria vai ao encontro da missão constitucional da empresa de integração nacional. Ela explicou que 20 mil atendentes passarão por treinamento para receber os aposentados e pensionistas. “Estamos democratizando o acesso para garantir que o aposentado e o pensionista que não tem acesso à cultura digital possa ser recepcionado com cuidado, num formato humanitário e acolhedor – que é uma característica dos Correios”, declarou.
LEIA TAMBÉM: MP descarta fraude nas eleições em Jutaí
A lista das 4.730 agências dos Correios que prestarão esse atendimento estará disponível a partir dos próximos dias no site oficial dos Correios (correios.com.br), no aplicativo Meu INSS e também pela central 135. Para ser atendido, o beneficiário precisa apresentar apenas um documento de identificação válido. Caso não possa comparecer pessoalmente, há a possibilidade de nomear um procurador legalmente habilitado para representá-lo.
Durante a divulgação da parceria com os Correios, o ministro Wolney Queiroz aproveitou para alertar os beneficiários do INSS: “Nem os Correios, nem o INSS vão entrar em contato com as pessoas por meio de mensagem, ligação telefônica, cartas ou visitas presenciais”. E finalizou reafirmando o “compromisso de que ninguém, nenhum aposentado ficará prejudicado”.