Equipe da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem, de 26 anos, na noite de sexta-feira (23/05), por suspeita de favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes. Ele foi encontrado com uma adolescente, de 16 anos, em uma pousada na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus. A ação foi deflagrada durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF) coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
“Na noite desta sexta-feira, realizamos com outros órgãos da rede de proteção mais uma CIF. E, em um dos locais vistoriados, encontramos uma situação de exploração sexual de uma adolescente, de 16 anos, que foi encaminhada para a delegacia onde será ouvida e acolhida”, disse a delegada adjunta da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Beatriz Andrade. O homem foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
Além da vistoria em motéis e pousadas, a CIF realizou fiscalização em bares do “calçadão” no Distrito Industrial. Em um deles, uma adolescente, de 17 anos, foi encontrada ingerindo bebida alcoólica. Ela recebeu orientação e foi liberada para retornar à sua residência.
LEIA TAMBÉM: Unidades de saúde em Manaus recebem ‘Sabadão do Homem’
“Esse trabalho vai continuar até o encerramento do mês de maio e, hoje, nós estivemos em vários locais também realizando fiscalização com um trabalho preventivo, inclusive com a entrega de panfletos para conscientização em relação à exploração e violência contra crianças e adolescentes”, disse a delegada.
A operação Caminhos Seguros foi desencadeada no Amazonas no dia 30 de abril. E tem como objetivo prevenir e combater os crimes praticados contra crianças e adolescentes. A ação acontece em todo o Brasil coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Amazonas ela é realizada com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).