Um grupo com quatro homens, com idades entre 22 e 41 anos, foram presos na quarta-feira (30) por adulteração de datas de validade em produtos alimentícios vencidos, em uma distribuidora localizada na rua Coronel Domingos de Andrade, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A ação foi deflagrada por agentes do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após uma denúncia anônima revelar a prática criminosa.
De acordo com a delegada Benvinda de Gusmão Santana, titular do 6º DIP, os suspeitos foram flagrados no momento em que carregavam os alimentos adulterados em uma van. O veículo seria usado para levar os produtos ao Porto de Manaus, com destino a municípios do interior do Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Mais de 100 criminosos foram presos por crimes contra crianças e adolescentes no Amazonas
Durante a operação, a polícia encontrou uma grande quantidade de alimentos vencidos, como leite, calabresa, refrigerantes e macarrão instantâneo, com datas de validade visivelmente alteradas ou até removidas. Além disso, o local apresentava péssimas condições de higiene, oferecendo riscos à saúde pública. Ferramentas como raspadores, solventes, acetonas e impressoras, usadas para a falsificação das embalagens, também foram apreendidas.
Notas fiscais em nome de supermercados de Manaus foram encontradas, indicando que os produtos possivelmente já eram adquiridos vencidos para posterior remarcação. Os presos foram autuados por associação criminosa, falsificação e venda de produtos impróprios para consumo. Eles permanecem à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.