O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (14/05), véspera de aniversário de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), dez leitos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o município. Agora, o interior passa a ter 41 leitos para atender pacientes com assistência em média e alta complexidade. É a primeira vez na história do Amazonas que o serviço é oferecido fora da capital.
Além dos leitos de UTI, o governador entregou as obras de revitalização do Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes, localizado no bairro São Sebastião. Na unidade passa a funcionar, também, o serviço de Telessaúde com teleconsultas em 12 especialidades e telediagnósticos. É o quinto município do interior que já oferta o serviço de atendimento remoto de pacientes.
O projeto de ampliação das UTIs do interior do Amazonas começou em 2021 e quatro municípios já contam com o tipo de assistência: Humaitá, Tefé, Tabatinga e Parintins.
“Hoje nós estamos dando um passo importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas, no desenvolvimento econômico, porque estamos trazendo para o município de Humaitá a maior estrutura de saúde do interior. Esperamos que ninguém precise estar no leito de UTI porque acompanhamos pessoas que dependiam do estado vizinho e de uma UTI aérea para Manaus, mas hoje estamos entregando dez leitos, a estrutura mais moderna do interior do estado”, afirmou o governador.
LEIA MAIS: Wilson Lima inaugura serviços da Telessaúde em Manicoré e Humaitá
Atualmente o Hospital Regional dispõe de atendimentos em urgência e emergência, consultas em ortopedia, pediatria, clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e exames laboratoriais (tomografia, raio-X), além do banco de sangue. O hospital possui 60 leitos, e com as UTIs, terá 70 leitos.
Polo de saúde da calha do rio Madeira, a entrega dos leitos de UTI em Humaitá leva avanços no processo de regionalização da rede de saúde. A ação faz parte do programa Saúde nas Calhas, vinculado ao Saúde Amazonas, por meio do qual a Secretaria de Estado de Saúde (SES) descentraliza os serviços, reforçando a estrutura no interior. Desde 2021, já são 41 leitos de UTI implantados pela atual gestão em Humaitá, Parintins, Tefé e Tabatinga.
Além da demanda de Humaitá, o município será um polo referência para cidades como Apuí, Borba, Manicoré e Novo Aripuanã, alcançando cerca de 187 mil pessoas na calha do Madeira. A medida vai levar atendimento de qualidade e fortalecer procedimentos de alta complexidade na região, evitando o deslocamento de pacientes para Manaus.