O Festival da Cunhã, evento idealizado pela influenciadora digital e dançarina Isabelle Nogueira acontece neste sábado (24/05) na Arena da Amazônia. O evento reúne artistas locais como Uendel Pinheiro, George Japa, Israel Paulain, Edilson Santana, entre outros, além das dupla sertaneja Maiara e Maraisa como atração nacional.
Além de música o festival será um importante evento ambiental por ser realizado na Floresta Amazônica com o objetivo de restaurar áreas degradadas por meio do plantio de mais de 750 árvores nativas. A iniciativa contará com o apoio da plataforma sustentável Tree Earth, criada na própria região amazônica para promover a preservação ambiental com participação ativa das comunidades locais.
As mudas de árvores florestais e frutíferas serão plantadas especificamente nas comunidades do Lago do Puraquequara, localizado na zona rural de Manaus. Todas as 758 árvores plantadas serão cadastradas por meio de um aplicativo exclusivo, o que possibilita o monitoramento digital das espécies em tempo real. Essa tecnologia inovadora também emite certificados com tecnologia blockchain, o que garante a rastreabilidade e autenticidade de cada árvore plantada. Com isso, o projeto gera um “token verde”, um ativo digital que simboliza o impacto ambiental positivo e a transparência da ação.
LEIA TAMBÉM: Isabelle anuncia Maiara e Maraisa para o Festival da Cunhã
A Tree Earth, idealizadora da plataforma, destaca-se como uma solução de reflorestamento inteligente, remunerado e monitorado via satélite. A proposta da empresa é unir tecnologia, sustentabilidade e economia verde, incentivando a conservação da Amazônia com protagonismo das populações locais. Ao promover ações como essa, a plataforma contribui diretamente para a regeneração da floresta e para o fortalecimento de iniciativas de reflorestamento digital e rastreável.
“Trazer a sustentabilidade para o centro do Festival da Cunhã é um compromisso com a nossa floresta, com o nosso povo e com as próximas gerações. Saber que cada passo da nossa celebração vai gerar vida na Amazônia me enche de orgulho. Festival sustentável de verdade é assim que se faz”, afirmou Isabelle Nogueira, idealizadora do evento em uma coletiva de imprensa feita recentemente.
Parte da Programação Gratuita
Com mais de 90% da programação gratuita, o Festival da Cunha busca promover inclusão social e solidariedade, com a doação de alimentos que serão destinados às comunidades locais afetadas pelas mudanças climáticas na região amazônica.
Pessoas interessadas em participar do Festival da Cunhã, puderam trocar alimentos não perecíveis por ingressos para a “Pista Solidária” até esta sexta-feira, 23 de maio. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é a organização responsável por destinar as doações para comunidades amazônicas que enfrentam as consequências das mudanças climáticas.

Mais de 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas, incluindo itens como feijão, arroz, açúcar, farinha, café e macarrão, entre outros. Todo o material está sendo organizado em cestas básicas, que serão enviadas a famílias e comunidades amazônicas.
“Este tipo de campanha, neste momento em que vivenciamos intensamente os efeitos das mudanças climáticas, é fundamental. Tivemos recentemente duas secas severas (2023 e 2024), que deixaram famílias isoladas, sem alimento e água. Agora, enfrentamos uma cheia intensa. Como amazônidas, precisamos olhar com mais atenção para o que está acontecendo e conhecer essa realidade. A FAS agradece à Isabelle por fazer da cultura um meio de promover a solidariedade e por reunir tantas pessoas em prol de quem cuida da floresta”, afirma Valcléia Lima, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS.