A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) abriu, nesta terça-feira (20/05), as inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia. Com o tema “Tecnologia e Inteligência Artificial: criando sustentabilidade e equidade na Oncologia”, o evento ocorrerá nos dias 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping.
Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, a proposta da 8ª edição é falar sobre assuntos inovadores, como a inteligência artificial e robótica aplicadas à oncologia. Ela disse também que as palestras abordarão a equidade, a prevenção e o acesso ao tratamento do câncer, além da medicina de precisão.
Torres destacou que o congresso é organizado pela Fundação Cecon, mas é um evento da oncologia amazonense, no qual estarão presentes cientistas, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação. “O Pan-Amazônico coloca a oncologia na pauta central da saúde pública do estado do Amazonas”, frisou.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico do congresso – https://
LEIA MAIS: Sesc abre 4 vagas em processo seletivo em Manaus
Este ano o evento contará com o patrocínio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que possibilitará a transversalidade de alguns programas de Pós-graduação em Saúde do Estado do Amazonas, com o incentivo para a participação efetiva dos pós-graduandos.
O Congresso Pan-Amazônico de Oncologia é multidisciplinar, conforme Torres, com temas que passam pela oncologia de forma transversal, como a nutrição, fisioterapia, psicologia, dentre outros. Ela explica, por exemplo, que ao tratar assuntos sobre tumores de mama, próstata, câncer colorretal, pulmão, cabeça e pescoço, as mesas serão de discussões transdisciplinares.
Estão previstas palestras internacionais de pesquisadores de países vizinhos que abordarão a prevenção do câncer de colo do útero, com experiências exitosas relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento.
O evento também terá mesas-redondas com a participação de alunos de pós-graduação, apresentação de trabalhos científicos por meio de banners e defesas orais. Os trabalhos científicos estão sendo avaliados por uma Comissão Científica formada por pesquisadores mestres e doutores.