Quase 50 toneladas de goma de tapioca foram apreendidas e uma fábrica clandestina foi interditada na tarde desta quinta-feira (22), na zona Leste de Manaus, após fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) com apoio da Polícia Militar. A cena que mais chamou a atenção dos fiscais foi a presença de um cachorro dormindo sobre as gomas armazenadas de forma irregular.
A ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus sobre supostas irregularidades sanitárias. No local, os agentes encontraram uma situação de precariedade: equipamentos sem condições mínimas de higiene, sacas de goma mal armazenadas e a livre circulação de animais como cães, gatos e galinhas.
“A produção de alimentos naquele local infringe várias práticas de segurança sanitária e coloca a população manauara em risco, razão pela qual a Visa Manaus imediatamente apreendeu, tanto a matéria-prima quanto o produto já pronto, até que seja possível transportá-lo integralmente para descarte”, afirmou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.
LEIA MAIS: Shopping distribui mais de 2,8 mil livros a crianças em Manaus
Devido ao grande volume, o alimento será removido para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19 da rodovia AM-010. A fábrica foi interditada e os responsáveis responderão a Processo Administrativo Sanitário, com possibilidade de multa entre 1 e 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cada uma no valor de R$ 145,37, além de outras sanções.
Denúncias sobre irregularidades sanitárias podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].