A 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) está com inscrições abertas para pesquisadores do Amazonas. Com o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos na área de saúde, o programa oferece um total de R$5,7 milhões em recursos, e os interessados têm até o dia 12 de maio para submeter as propostas.
O edital é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio do CNPq, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa e empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, localizados no Amazonas, podem submeter projetos.
Os temas incluem cinco eixos considerados prioritários para o SUS. São eles: Saúde da Mulher e Materno Infantil; Agravos e Doenças Não Transmissíveis; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Agravos e Doenças/Infecções Transmissíveis; e Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais: Indígenas, Ribeirinhas e Quilombolas.
LEIA MAIS: Seu celular pode estar em risco: veja como se proteger de hackers
A iniciativa busca estreitar a colaboração entre os sistemas estaduais de saúde, ciência e tecnologia, além de promover a interação com a comunidade científica local, visando a implementação de soluções que atendam às especificidades da região.
Os interessados devem submeter suas propostas até o dia 12 de maio de 2025, às 22h59min (horário de Manaus), por meio do Sistema de Gestão de Propostas do Ministério da Saúde (SISC&T) e do SIGFAPEAM.
O PPSUS visa atender às demandas locais e fomentar a inovação no setor de saúde, com um foco especial nas condições de saúde da população amazonense.