Neste domingo (25), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 10 tabletes de drogas durante uma operação de fiscalização na Base Fluvial Arpão 3, localizada nas proximidades do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), causou um prejuízo estimado em R$ 307 mil ao crime organizado.
As drogas estavam escondidas em uma caixa de isopor contendo gelo e pacotes de açaí, dentro da embarcação Rainha Esther, que fazia o trajeto entre Uarini (a 565 quilômetros de Manaus) e a capital amazonense. Durante a abordagem, os policiais realizaram uma varredura tanto nos passageiros quanto na proa da embarcação, momento em que localizaram os entorpecentes.
LEIA TAMBÉM: Jovens são presos tentando esconder bolsa com drogas no telhado de casa em Manaus
Peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) confirmaram que o material apreendido se tratava de dez tabletes de maconha do tipo Skunk, uma variação mais potente da droga. Todo o conteúdo foi encaminhado ao cartório da Base Arpão 3, onde seguirá para os procedimentos legais.
A operação é parte dos esforços contínuos do governo estadual para combater o tráfico de drogas na região amazônica, que frequentemente utiliza os rios como rota para o escoamento de entorpecentes. A Base Arpão, instalada estrategicamente nas rotas fluviais do estado, tem sido fundamental para interceptar carregamentos ilegais e desarticular redes criminosas que atuam no transporte de drogas pelo interior do Amazonas.