Aposentados e pensionistas do INSS estĆ£o na mira de golpistas que utilizam desde falsos advogados atĆ© dados forjados para fraudar benefĆcios previdenciĆ”rios. Um novo tipo de golpe, envolvendo a suposta inclusĆ£o do nome dos segurados em listas de benefĆcios negados, acendeu o alerta no instituto.
AlĆ©m dessa nova fraude, o INSS alerta para prĆ”ticas jĆ” conhecidas, como phishing, roubo de identidade e visitas de falsos servidores. A autarquia reforƧa que nĆ£o compartilha informaƧƵes de benefĆcios com terceiros e recomenda que os segurados evitem fornecer dados pessoais fora dos canais oficiais.
Para coibir os casos, o INSS mantĆ©m aƧƵes de proatividade, como o bloqueio de crĆ©ditos e a suspensĆ£o de benefĆcios suspeitos, entre outras medidas. O instituto adota soluƧƵes tecnológicas avanƧadas, incluindo InteligĆŖncia Artificial (IA), para anĆ”lise de dados de benefĆcios. E encaminha Ć s autoridades competentes os casos para investigação, a fim de que os criminosos envolvidos sejam punidos.
ConheƧa os golpes mais frequentes contra os beneficiƔrios do INSS
Falsos servidores do INSS: Quando pessoas mal-intencionadas tentam se passar por servidores do INSS e visitam os beneficiƔrios em casa. Os criminosos solicitam fotos, dados e documentos dos segurados.
A recomendação, caso ocorra uma visita assim é não atender os falsÔrios, nem fornecer informações ou documentos.
Phishing: Os phishers ā ou āpescadores de dadosā em tradução livre ā, enviam e-mails ou mensagens falsas aos beneficiĆ”rios fingindo ser o INSS. A intenção Ć© fazer com que os segurados, dependentes e beneficiĆ”rios cliquem em links suspeitos para capturar informaƧƵes pessoais e senhas de acesso aos dados do benefĆcio.
LEIA MAIS: Novo golpe ameaƧa aposentados e pensionistas do INSS; veja como se proteger
Roubo de identidade: Nessa armadilha, aƧƵes de grupos criminosos roubam as informaƧƵes pessoais a partir de vĆ”rias formas e se passam pelos segurados e cidadĆ£os para requerer benefĆcios e serviƧos de maneira fraudulenta.
Apresentação de documentos falsos: No requerimento de benefĆcios e serviƧos previdenciĆ”rios sĆ£o apresentados documentos falsos ou ideologicamente falsos.
Os golpistas agem como grupos criminosos que exploram os requerimentos digitais e as exigências de informações pessoais, trabalhistas e previdenciÔrias para inserir dados falsos nas bases de dados governamentais e nos sistemas informatizados da Previdência Social.
O intuito de comprovar incapacidade laboral, vĆnculos de dependĆŖncia e de emprego, atividades laborais e contribuiƧƵes previdenciĆ”rias, visando obtenção fraudulenta de benefĆcios como auxĆlio por incapacidade, aposentadoria, salĆ”rio-maternidade e pensĆ£o por morte.
CPF fictĆcio: As quadrilhas forjam documentos de registro civil de certidĆ£o de nascimento e identidade (RG e CPF), ācriando pessoas fĆsicasā para obtenção do benefĆcio.
BenefĆcio fictĆcio: Entre as diversas modalidades de golpes a que os segurados do instituto correm risco de sofrer, eles devem prestar a atenção em uma nova possibilidade de serem passados para trĆ”s: a da informação de terem sido incluĆdos em uma suposta lista de pedidos de concessĆ£o de benefĆcios negados pelo INSS.
A tentativa de fraude acabou descoberta quando um segurado do Rio de Janeiro foi notificado por oficial de JustiƧa sobre uma ação judicial em seu nome. O processo visava reverter um suposto āindeferimentoā do pedido de concessĆ£o de benefĆcio. A alegação na ação era de que o pedido de benefĆcio do segurado foi negado pelo INSS e que haveria uma suposta lista que relacionava solicitaƧƵes nĆ£o liberadas pelo instituto.