Como parte da programação dos dez anos do Parque Rio Negro, o projeto “Aula de Ritmos”, acontece nesta terça-feira (27) e quinta-feira (29/05), na comunidade do bairro São Raimundo, na zona Oeste de Manaus. Com duração de uma hora de dança (19h às 20h), o aulão recebe em média 30 participantes.
O destaque são as mulheres, com mais de 40 anos, que compõem a maioria dos participantes. Embora tenha um público-alvo, a modalidade da dança na orla do São Raimundo sempre abre espaço para pessoas de todas as idades participarem.
A iniciativa é da gerência do Parque e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O objetivo é integrar programas culturais que envolvam a comunidade de forma livre, possibilitando uma qualidade de vida maior para quem vai começar a nova rotina de exercícios.
LEIA TAMBÉM: Feiras de Produtos Regionais ocorrem em 11 locais de Manaus
As aulas são ministradas pelo professor André Andrade, que é morador da comunidade. Em frente ao público, ele faz os movimentos de dança, enquanto a população repete conforme a coreografia vai avançando. O professor interage com os alunos e vai ajustando os passos com cada um, tornando a ação dinâmica e incluindo todos no aprendizado.
Para o supervisor do parque, Thaylon Max, esse projeto acrescenta uma melhora na qualidade de vida dos moradores, combatendo o sedentarismo e o estresse. “As aulas oferecem uma oportunidade acessível para as pessoas se exercitarem e se divertirem juntas. Isso fortalece os laços sociais, promove um senso de pertencimento e melhora a qualidade de vida geral. Além disso, pode trazer mais pessoas para o parque”, finalizou Max.