Na última segunda-feira, 28 de abril, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, em Manaus, um homem de 55 anos que se passou por perito para coagir vítimas de abuso sexual a alterarem seus depoimentos. O suspeito foi detido após um mandado de prisão preventiva ser cumprido pela 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul.
A investigação revelou que ele havia pressionado quatro adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, filhas e netas dos autores do crime, para mudar as versões de abuso sexual de vulnerável, praticado pelos familiares de 43 e 79 anos.
De acordo com a delegada Rosane Ferreira, da 80ª DIP, após a prisão dos dois homens envolvidos nos abusos, a polícia tomou conhecimento de dois vídeos em que o falso perito interrogava as vítimas, tentando deslegitimar as acusações.
LEIA TAMBÉM: Afilhado de vereador é preso após roubo de R$ 130 mil e armas de fogo em Manaus
Ele foi identificado após se apresentar na DECCM centro-sul como especialista para acompanhar outro caso, sendo reconhecido por um policial civil que estava ciente da investigação de Beruri.
A prisão levanta suspeitas de que o homem possa ter atuado em outros crimes no estado, e a polícia alerta outras possíveis vítimas para que se apresentem na 80ª DIP ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP) em Manaus. Além de coação no curso do processo, o indivíduo também é investigado por violência doméstica contra sua ex-companheira e por estupro de vulnerável.
O preso segue à disposição da Justiça, aguardando os próximos procedimentos legais.