Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Oficinas gratuitas capacitam professores e estudantes LGBT+
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Oficinas gratuitas capacitam professores e estudantes LGBT+
Cultura

Oficinas gratuitas capacitam professores e estudantes LGBT+

Mirelly Mar
Atualizado em 2025/04/10 at 11:50 AM
Mirelly Mar 3 meses atrás
Compartilhe
Compartilhe

Ampliar o acesso de minorias à educação musical é o propósito do projeto “Música em Movimento: Abordagens Alternativas de Ensino”, que busca capacitar professores e estudantes LGBTQIAPN+ em oficinas com novas metodologias de musicalização. Com oficinas semanais de três horas cada, o curso gratuito conta com 30 vagas exclusivas e está com inscrições abertas até o final de abril.

Ao todo, serão 36 horas de formação intensiva, que ocorrerão aos sábados, das 14h às 17h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam). O programa inicia no dia 03 de maio e segue até 26 julho, sendo que o último sábado será apenas para exposição dos resultados (não contabilizado na carga horária total).

Graduanda em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes da instituição (Faartes/Ufam), Aleksandra Kazak é idealizadora e professora da experiência inclusiva e adaptada a diversos perfis de aprendizado, sob o suporte técnico da pianista Irina Kazak, que é professora de Percepção, Teoria e Piano da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integra a Orquestra Amazonas Filarmônica.

De acordo com a universitária, dentre as abordagens que serão apresentadas aos estudantes e professores da área de música e artes estão: técnicas repetitivas para a fixação de conteúdos; métodos lúdicos e práticos, como dança, canto e atividades exploratórias que precedem a teoria musical; elementos rítmicos; e conceitos matemáticos na estrutura musical.

LEIA MAIS: Cine Carmen Miranda exibe especial com arte e gastronomia nesta sexta (11)

Aleksandra pontua que a proposta do “Música em Movimento” é promover um ambiente acolhedor para garantir o desenvolvimento das habilidades musicais dos participantes e fortalecê-los como agentes de transformação em suas comunidades. “Nossa missão é empoderar professores e estudantes LGBTQIAPN+ e fortalecer a representatividade no ensino. Além de proporcionar desenvolvimento técnico e inclusão, o projeto busca enriquecer o ambiente escolar e a sociedade com valores de diversidade e respeito”, salienta.

As inscrições para o “Música em Movimento: Abordagens Alternativas de Ensino” – aprovado pelo edital Aldir Blanc nº 003/2024 (categoria LGBTQIAPN+), viabilizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) da Prefeitura de Manaus – podem ser feitas CLICANDO AQUI. 

“Esperamos compartilhar diversas formas alternativas de ensino da música durante o programa. Será uma jornada recheada de criatividade e inclusão”, finaliza Aleksandra.

Leia também

Salgadinho, Swing e Simpatia e Picolé comandam noite de nostalgia no Pagode 92

Colecionadores de moedas participam de encontro de numismática em Manaus

Espetáculo ‘Filha do Encontro das Águas’ estreia com sessões gratuitas

Do Amazonas, espetáculo “Viper Paradise” conquista seis prêmios em festival no RS

Circuito cultural: Confira a programação do fim de semana em Manaus

Mirelly Mar 10/04/2025 10/04/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Mirelly Mar
Mirelly Mar foi estagiária de jornalismo no Segundo a Segundo, com especialização na editoria de Oportunidade.
Artigo anterior Samsung, Caloi e mais: Mutirão abre 200 vagas de emprego para pessoas com deficiência em Manaus
Próximo Artigo Concurso de bolsas de estudo Literatus Inscrições abertas para o concurso de bolsas de estudo do Literatus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok