Ampliar o acesso de minorias à educação musical é o propósito do projeto “Música em Movimento: Abordagens Alternativas de Ensino”, que busca capacitar professores e estudantes LGBTQIAPN+ em oficinas com novas metodologias de musicalização. Com oficinas semanais de três horas cada, o curso gratuito conta com 30 vagas exclusivas e está com inscrições abertas até o final de abril.
Ao todo, serão 36 horas de formação intensiva, que ocorrerão aos sábados, das 14h às 17h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam). O programa inicia no dia 03 de maio e segue até 26 julho, sendo que o último sábado será apenas para exposição dos resultados (não contabilizado na carga horária total).
Graduanda em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes da instituição (Faartes/Ufam), Aleksandra Kazak é idealizadora e professora da experiência inclusiva e adaptada a diversos perfis de aprendizado, sob o suporte técnico da pianista Irina Kazak, que é professora de Percepção, Teoria e Piano da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integra a Orquestra Amazonas Filarmônica.
De acordo com a universitária, dentre as abordagens que serão apresentadas aos estudantes e professores da área de música e artes estão: técnicas repetitivas para a fixação de conteúdos; métodos lúdicos e práticos, como dança, canto e atividades exploratórias que precedem a teoria musical; elementos rítmicos; e conceitos matemáticos na estrutura musical.
LEIA MAIS: Cine Carmen Miranda exibe especial com arte e gastronomia nesta sexta (11)
Aleksandra pontua que a proposta do “Música em Movimento” é promover um ambiente acolhedor para garantir o desenvolvimento das habilidades musicais dos participantes e fortalecê-los como agentes de transformação em suas comunidades. “Nossa missão é empoderar professores e estudantes LGBTQIAPN+ e fortalecer a representatividade no ensino. Além de proporcionar desenvolvimento técnico e inclusão, o projeto busca enriquecer o ambiente escolar e a sociedade com valores de diversidade e respeito”, salienta.
As inscrições para o “Música em Movimento: Abordagens Alternativas de Ensino” – aprovado pelo edital Aldir Blanc nº 003/2024 (categoria LGBTQIAPN+), viabilizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) da Prefeitura de Manaus – podem ser feitas CLICANDO AQUI.
“Esperamos compartilhar diversas formas alternativas de ensino da música durante o programa. Será uma jornada recheada de criatividade e inclusão”, finaliza Aleksandra.