Enquanto a disputa judicial pela transferência acionarária da Amazonas Energia se arrasta sem soluções, a população do estado vem sentindo na pele um novo apagão elétrico. Na noite desta quarta-feira (02/04), a interrupção aconteceu, deixando Manaus, Parintins, Itacoatiara, Maués e outras cidades amazonenses às escuras e sem internet.
Esse é o sexto apagão elétrico a atingir cidades do Amazonas em cerca de 1 ano, e o terceiro em menos de um mês. As interrupções são frequentes no interior, mas em Manaus a situação era diferente porque a capital é interligada ao Sistema Nacional de Energia Elétrica pelo Linhao de Tucuruí, o que em tese garantiria mais estabilidade ao abastecimento. Não é o que vem acontecendo e isso causa preocupação, sobretudo, por conta de possíveis impactos ao Polo Industrial.
LEIA TAMBÉM: Manaus enfrenta apagão de internet neste sábado
Em nota, a Amazonas Energia informou que, às 22h08, ocorreu a interrupção do fornecimento de energia para a cidade de Manaus e sua região metropolitana, além dos municípios de Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru com origem no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A empresa disse que aguarda maiores informações do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre o ocorrido e início do processo de recomposição do sistema.