Manaus completou cinco meses sem ocorrências de roubos nas rotas que transportam trabalhadores para o Distrito Industrial, segundo dados divulgados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O resultado é atribuído à atuação da Operação Rota Segura, que reforça o policiamento ostensivo em áreas consideradas críticas da capital.
As ações contam com o apoio de Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) dos Batalhões Leste e Norte e de equipes da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), que realizam patrulhamento nas principais vias por onde circulam os veículos utilizados por funcionários das fábricas instaladas na zona industrial de Manaus.
A operação utiliza dados de inteligência e análises estatísticas para identificar horários e locais com maior incidência de crimes, o que permite a alocação estratégica do efetivo policial. De acordo com a PMAM, esse modelo de atuação tem contribuído para inibir roubos nas rotas desde novembro de 2024.
LEIA TAMBÉM: Policiais da Base Arpão prendem homem com mais de R$1,8 milhão em drogas
“São cinco meses sem registro de roubo às rotas, e isso é fruto do comprometimento dos policiais militares e do planejamento operacional que estamos empregando em cada ação”, afirmou o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.
A iniciativa também conta com a participação de empresas do Distrito Industrial. Reuniões entre representantes das fábricas e os comandantes dos batalhões têm servido para fortalecer a comunicação e ampliar a troca de informações que embasam as estratégias de policiamento.
Com o reforço da presença policial e maior articulação com o setor produtivo, a PM afirma que pretende manter os índices de segurança nas rotas utilizadas por milhares de trabalhadores diariamente.