Os preparativos para a 2ª edição do “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ já iniciaram. A partir desta quarta-feira (02/04), os interessados podem se inscrever para a Mostra Manuela Otto de Documentário, Mostra Nei Szafir de Ficção, além da inédita Mostra Óscar Ramos de Videoclipes.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril, CLICANDO AQUI. No mesmo link os candidatos podem acessar o regulamento completo do evento.
Segundo o idealizador e diretor executivo do festival, Wallace Abreu, a partir dessa edição o “Close” passa ainda a integrar as atividades oficiais do Mês do Orgulho LGBT em Manaus, tendo sua realização prevista para a primeira semana do mês de junho em um teatro no centro da capital amazonense.
LEIA TAMBÉM: Madrigal do Amazonas abre seleção para novos cantores
“Estamos muito felizes com a repercussão e os resultados do primeiro “Close”, em 2024. Alcançamos números muito maiores do que o esperado, desde as obras inscritas, até com relação à presença do público. Para este ano esperamos manter o que já conquistamos, ampliando ainda mais a marca do evento no cenário dos festivais audiovisuais do Brasil”, pontua.
Poderão se inscrever nessa edição produtores e realizadores audiovisuais acima de 18 anos, com videoclipes e curtas-metragens finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023, com duração máxima de 25 minutos, incluindo os créditos do filme. No ato da inscrição, o responsável deverá apresentar obrigatoriamente o link para visualização ou download da obra, acompanhado da senha de acesso (quando for o caso).
Obras gravadas em outros idiomas que não seja a língua portuguesa só serão aceitas caso disponham de versão dublada ou legendada. Todos os filmes e videoclipes inscritos serão avaliados por uma comissão de seleção, sendo escolhidas as obras que melhor se adequarem artística e tecnicamente aos requisitos do festival.
Festival de Cinema terá mostra inédita
A Mostra Óscar Ramos de Videoclipes, inédita no festival, é um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital LGBTQIAPN+ N°003/2024, viabilizado pelo Conselho Municipal de Cultura/Prefeitura de Manaus.
“Uma das principais solicitações que recebemos durante a realização da primeira edição do festival, foi a inclusão de uma mostra de videoclipes. Agora estamos bem empolgados para receber esse material e montar a programação com os selecionados”, finaliza o diretor do festival.
A lista dos selecionados será divulgada até 17 de maio de 2025 e não caberá, em nenhuma hipótese, recursos às decisões da Comissão de Seleção. Após a divulgação dos filmes escolhidos, os responsáveis pelas inscrições terão cinco dias úteis para envio do link para download, contendo a versão de exibição da obra selecionada.