O Exército Brasileiro está com nove editais de concurso público em fase de inscrições abertas para ingressar como militar de carreira. São mais de mil vagas para diversas unidades da Força no país, visando a seleção de cadetes, oficiais e agentes de saúde. Há inscrições encerrando no início de maio, mas outras seguem até julho.
São as seleções para as Escolas de Saúde e Formação Complementar, Preparatória de Cadetes do Exército, de Sargentos de Logística, de Sargentos das Armas e para o Instituto Militar de Engenharia.
Escola de Saúde e Formação Complementar – Quadro complementar de Oficiais
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército – EsFCEx, lançou edital para o quadro complementar de Oficiais. As inscrições seguem até o dia 20 de junho e, para participar, é necessário diploma de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), na área objeto do Concurso de Admissão.
O candidato interessado no concurso do Exército deve ter idade de, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. No quadro complementar são 63 vagas, envolvendo profissionais com formação em áreas como psicologia, jornalismo e educação.
Escola de Saúde e Formação Complementar – Serviço de Saúde
Neste edital, a EsFCEx está oferecendo 105 vagas para oficiais temporários de saúde. São 92 vagas para médico, sete para farmacêutico e seis para dentista. Além da formação na área, os interessados em ingressar no Exército por meio do concurso precisam ter, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos das áreas de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia.
Possuir idade de, no máximo, 34 anos, completados até em 31 de dezembro do ano da matrícula, para os candidatos da área de Medicina com especialidade. As inscrições começam no dia 4 de abril e seguem até o dia 20 de junho.
LEIA TAMBÉM: Seleção do IFAM tem vagas para professor em Tabatinga, com salário de até R$6 mil
Escola de Saúde e Formação Complementar – Capelão
A EsFCEx recebe ainda, até o dia 20 de junho, inscrições dos interessados no edital do curso de formação de Oficiais do quadro Complementar e de Capelão Militar. Uma vaga para pastor evangélico e duas para padres católicos.
Escola Preparatória de Cadetes
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, está abrindo 400 vagas em seu edital que está com inscrições abertas até o dia 9 de maio. A unidade fica localizada em Campinas, São Paulo, e a seleção é destinada a candidatos de ambos os sexos, com o Ensino Médio concluído ou e fase de finalização. O interessado precisa ter no mínimo 17 anos e no máximo 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Escola de Sargentos de Logística
A seleção para a Escola de Sargento de Logística – EsSLog, está aberta e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio. A unidade fica localizada na cidade de Deodoro, no Rio de Janeiro. Entre outros requisitos, para participar é preciso ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio e ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico. Outra exigência é que o candidato tenha no mínimo 17 anos e no máximo 26 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para mais informações, acesse o site da escola, CLICANDO AQUI.
Escola de Sargento de Armas
A Escola de Sargento das Armas – ESA, localizada na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, é responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Sargentos. O edital de seleção está aberto até o dia 18 de maio, com mais de 1 mil vagas. Há oportunidades para áreas de saúde, comunicação, infantaria, entre outros.
Instituto Militar de Engenharia
O Instituto Militar de Engenharia – IME, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está com seleção aberta para Formação de Oficiais da Ativa, Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares e Formação de Oficiais da Reserva.
Dentre os requisitos, para Formação de Oficiais da Ativa, é necessário ter concluído o Ensino Médio, ter no mínimo 16 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso de Formação e Graduação (CFG) do IME, e ter no máximo, 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
A Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares exige ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, graduação em Engenharia em instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC, em área de objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão, ter no máximo 26 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula, ano seguinte ao do concurso.
Já para Formação de Oficiais da Reserva, é requisitada concluído o Ensino Médio, ter no mínimo 16 anos de idade, completados entre 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ano anterior ao da matrícula no CFG do IME e, ter no máximo, 21 anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ano anterior ao da matrícula no CFG do IME.