O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou uma investigação para apurar o possível desvio de conduta de um comandante da Polícia Militar de Novo Aripuanã, filmado agredindo uma mulher e efetuando disparos em via pública. O caso ocorreu entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo (27/04) e gerou ampla repercussão nas redes sociais.
Em um vídeo divulgado, o oficial aparece em um aparente estado alterado, possivelmente sob efeito de bebidas alcoólicas ou outras substâncias, agredindo fisicamente uma mulher e disparando sua arma para dispersar uma multidão. A promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes, responsável pela investigação, afirmou que o comportamento do policial é incompatível com a função pública e configuraria abuso de autoridade, lesão corporal e disparo de arma de fogo em via pública.
LEIA MAIS: Rocam prende foragido com arma e entorpecentes no Jorge Teixeira
Em resposta, o MP-AM solicitou, via ofício, ao comando-geral da PM a substituição imediata do oficial e a suspensão cautelar do porte de arma do comandante de Novo Aripuanã. A promotora ressaltou a necessidade de uma apuração rigorosa nas esferas criminal e disciplinar, dada a gravidade dos atos e os indícios de violação dos deveres funcionais do policial.
Além da instauração da Notícia de Fato N° 212.2025.000032, o MP-AM também solicitou que a PM enviasse as informações ao Departamento de Justiça e Disciplina da corporação, para dar início ao procedimento disciplinar adequado.
VEJA O VÍDEO
Comandante da PM de Novo Aripuanã é filmado agredindo mulher e atirando em via pública. O MP-AM abriu investigação sobre o caso, ocorrido entre sábado e domingo (27/04). pic.twitter.com/W5ben9Il1r
— Segundo a Segundo (@newssegundo) April 27, 2025