A culinária exerce fascínio na humanidade desde os primórdios e, no cinema, a gastronomia foi retratada em muitos clássicos, com imagens de dar água na boca. O Cine Carmen Miranda promove nesta sexta (11/04) o ciclo ‘Delícias na Sétima Arte’, com os filmes ‘Vatel – Um banquete para o rei’, às 17h30 e ‘A festa de Babette’, às 19h30, com acesso gratuito. Na noite, o ‘Bistrô da Carmen’ oferecerá quitutes especiais no cardápio.
O cinema de rua localiza-se à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja) e conta com apoios do Centro Cultural Hiléia Amazônica, À La Carte Belas Artes e Aliança Francesa Manaus.
LEIA MAIS: Cantora Cella lança single “Me Ignora” nesta sexta-feira (11)
Vatel – Um banquete para o rei (2000)

O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que, não só ele, mas toda a província, fique livre das dívidas. Decide então, convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econômico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.
‘A festa de Babette’ (1987)

Dinamarca, século XIX. Filippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.