Um casal foi preso na terça-feira (22), no município de Envira (localizada a 1.208 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, acusado de maus-tratos, abandono de incapaz e lesão corporal contra três crianças, com idades de 7, 10 e 15 anos. A prisão aconteceu no bairro Santa Rita.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), as vítimas viviam em condições subumanas. As crianças eram forçadas a comer alimentos que eram jogados no chão e frequentemente acompanhavam a mãe até locais de tráfico de drogas, onde ela comprava entorpecentes.
“Essas crianças passavam por situações de extrema humilhação. Além das agressões físicas, elas eram privadas de alimentação e dignidade. A mãe e o companheiro agiam com total indiferença ao sofrimento dos filhos”, afirmou o delegado.
LEIA TAMBÉM: Casal é flagrado andando de moto com criança solta e desprotegida em Manaus
A investigação começou após uma denúncia do Conselho Tutelar de Envira, que informou à polícia sobre os abusos cometidos pela mãe. Segundo o delegado Henrique Maciel, da 66ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP), em março deste ano, o Conselho recebeu informações sobre a mãe levando a filha de 15 anos para adquirir drogas durante a noite. A adolescente, que se tornou a principal fonte de informações sobre os abusos, revelou um ambiente insalubre e tóxico em casa, onde o uso de drogas era constante.
Em depoimentos colhidos durante a investigação, a filha mais velha relatou que os filhos eram frequentemente deixados sozinhos, sem saberem a hora do retorno da mãe, que transferia para ela a responsabilidade pelos cuidados. Ela contou ainda que o companheiro da mãe os agredia fisicamente, e em alguns momentos, negava comida às crianças, jogando os alimentos no lixo para que não os consumissem.
Em um dos depoimentos, uma das crianças afirmou que o agressor chegou a batê-la com um pedaço de madeira.
Com base nos depoimentos e evidências coletadas, a polícia solicitou mandados de prisão preventiva e busca e apreensão na residência do casal. Ambos foram encontrados e detidos pela polícia. Após a audiência de custódia, o casal permanecerá à disposição da Justiça para responder pelos crimes de maus-tratos, abandono de incapaz e lesão corporal.