O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (07/04), a reforma do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, no bairro Zumbi, zona leste de Manaus. Além da revitalização, a unidade terá a capacidade ampliada em 261%, saindo de 620 atendimentos/mês, antes da reforma, para 2.240.
“Nós estamos em um trabalho de reformulação de toda a nossa rede de saúde. Nós temos 11 centros especializados e este é o sétimo que estamos entregando. A nossa preocupação não é só ampliar a estrutura física, é ampliar o serviço, colocar mais possibilidades para essas mães que procuram essas unidades”, afirmou o governador.
O Caic Edson Melo é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) especializada no atendimento infanto-juvenil, para a faixa etária de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias. Este é o sétimo espaço reformado e entregue pelo governador Wilson Lima, reinaugurado com um corpo técnico de 43 profissionais e com a estrutura totalmente revitalizada, com equipamentos e mobiliário novos.
LEIA TAMBÉM: Manaus terá interrupção de energia em 10 bairros nesta terça (8)
As reformas alcançarão os 11 Caics, sendo que parte das unidades foram reorganizadas para atender novas especialidades pelo Caic+ Especialidades, ampliando a quantidade de serviços em média complexidade. Além disso, três unidades funcionarão na modalidade Caic TEA a partir do segundo semestre, reunindo serviços para crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A unidade da zona leste vai oferecer os seguintes serviços: consultas pediátricas, em enfermagem e de serviço social, acompanhamento psicológico, atendimento odontológico, sala de vacinação e dispensação de medicamentos. A assistência farmacêutica mantém o perfil de farmácia básica, em suplementação aos serviços da atenção primária, com 24 itens padronizados. O agendamento é presencial.
Os serviços oferecidos seguem o novo perfil de atendimento proposto pelo Governo do Amazonas, com experiência digital iniciada na recepção, através de totens para emissão de senhas e chamada inteligente, passando pelos consultórios, através do prontuário médico eletrônico, até a dispensação de medicamentos.
A dona de casa Nádia Serrão, de 39 anos, é moradora do bairro Armando Mendes, zona leste. Mãe de três filhos, as crianças farão acompanhamento médico na nova unidade, facilitando o acesso de famílias da localidade.
“Teve uma melhora muito grande, com novos médicos, atendimentos à criança, dentista, psicólogo, pediatria e tudo isso vem nos beneficiar. Aqui praticamente é a nossa casa, porque a gente se sente acolhido. Eu estou muito feliz, o governador olhou pra nossa população, para as mãezinhas que realmente precisam desse atendimento”, reforçou a dona de casa.