Três homens foram presos e outros dois suspeitos de pirataria nos rios morreram durante uma operação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no município de Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus), na manhã de domingo (02/03).
A ação ocorreu após a equipe da 2ª Companhia de Polícia Militar (CPM) receber a denúncia de que um foragido da Justiça estaria no beco Anete Perez. As buscas ocorreram em uma área de mata, onde os policiais se depararam com quatro homens consumindo entorpecentes que, ao perceberem a presença da polícia, tentaram fugir, mas acabaram sendo presos.
Eles foram levados para o 51° Distrito Integrado de Polícia (DIP) da Benjamin Constant, onde um dos homens disse que era morador de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Os suspeitos de pirataria nos rios informaram ainda que uma residência próxima ao local estaria servindo de alojamento para os suspeitos e também para armazenar armamentos e materiais usados na logística para as ações criminosas nos rios.
LEIA MAIS: Dupla morre após sequestro e roubo em Ipixuna
Na residência, as equipes foram surpreendidas por um suspeito que disparou contra os policiais, além de um dos quatro detidos pela 2ª CPM que tentou atacar um dos militares, iniciando uma troca de tiros. Os dois homens que atacaram os policiais foram atingidos, sendo socorridos e levados ao hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
Na casa que servia de alojamento, foram encontrados os materiais usados pelo grupo criminoso sendo um drone com três baterias e um controle; uma pistola 9 milímetros, 21 munições, cinco rádios transmissores, quatro aparelhos celulares, três documentos de identificação de nacionalidade peruana e um documento de nacionalidade brasileira; uma porção média de maconha tipo skunk; uma serra elétrica; uma antena para conexão de internet; um punhal e 20 algemas plásticas.
Os três suspeitos, junto com todo o material apreendido, foram encaminhados para a 51ª DIP de Benjamin Constant. Um dos homens que morreram durante o confronto com a polícia tinha um mandado de prisão em aberto.