Mais de 100 telefones que foram roubados e furtados em Manaus estão aguardando os proprietários para serem devolvidos. Os aparelhos foram recuperados pelo programa RecuperaFone, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Até agora, mais de 3 mil celulares foram recuperados pelas ações policiais. Desse total, 850 foram devolvidos aos verdadeiros donos. Mas ainda há 126 que aguardam o resgate.
De acordo com a SSP, as devoluções ocorrem na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), localizada no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis. Os nomes dos donos podem ser consultados no site da Secretaria de Segurança.
O RecuperaFone tem como objetivo recuperar celulares roubados, furtados ou perdidos e devolvê-los aos legítimos donos, além de desencorajar a compra e uso de aparelhos de origem ilegal. Os proprietários dos aparelhos estão sendo contatados por um número verificado da SSP-AM. Caso estejam fora de Manaus, podem comparecer a uma Delegacia de Polícia Civil no município onde se encontram, apresentar um documento e prestar esclarecimentos para reaver o celular.
LEIA TAMBÉM: Micro-ônibus fica atolado em cratera no Novo Aleixo
Como funciona o RecuperaFone, que faz a devolução dos telefones celulares?
Quando um celular é roubado ou furtado, o dono deve registrar um Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e informar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho. Esses dados são reunidos em um banco de informações que auxilia as forças de segurança na identificação e recuperação dos dispositivos.