Uma reintegração de posse ocorrida na tarde desta quarta-feira (26/03) na Estrada da Vivenda Verde, bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus, causou grande tumulto na região. O local é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e os órgãos responsáveis receberam denúncias relacionadas à crimes ambientais que estariam acontecendo no perímetro.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários pessoas protestando contra a reintegração. Nas imagens é possível ver homens, mulheres, crianças e algumas pessoas passando mal durante a ação. Houve ainda demolição de residências, deixando as pessoas que protestavam contra a reintegração ainda mais revoltadas. Por conta da manifestação, motoristas foram impedidos de acessar a via, o que acabou deixando o trânsito naquela região mais lento.
No local, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) constataram que os danos já haviam sido executados na área florestal, incluindo a matança de animais silvestres, fato que agrava a situação ambiental. Diante disso, os agentes fizeram a notificação formal da ocorrência.
A Guarda Municipal esteve no local mas, segundo a Prefeitura de Manaus, os agentes foram acionados apenas para preservar a integridade física dos servidores das secretarias que faziam parte da ação.
LEIA MAIS: Caso Vitória: Empresário e outros 4 envolvidos livres do Júri Popular
Ainda segundo informações da prefeitura, os agentes da Guarda Minicipal irão encaminhar à Polícia Militar do Amazonas (PMAM) os relatos envolvendo a demolição das residências por pessoas não autorizadas.